quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

União Europeia: Reconhece Estado da Palestina

Com 488 votos a favor e 88 contra, eurodeputados apoiaram                               solução de dois Estados

Columnas




Em dia histórico na busca pela autodeterminação do povo palestino, a União Europeia deu nesta quarta-feira (17/12/2014) passos significativos para legitimar a nação do Oriente Médio na comunidade internacional.

"O Parlamento Europeu apoia em princípio o reconhecimento do Estado da Palestina e a solução de dois Estados [para o conflito israelo-palestino], e acredita que isso pode caminhar ao lado do desenvolvimento das negociações de paz, que devem ser avançadas", diz a resolução aprovada após um acordo entre os principais partidos da casa: sociais-democratas, esquerdistas e verdes.

Obrigada Alexandre Garcia, me emocionei muito, com amor uma professora!




Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Inclusão do feminicídio no Código Penal aprovado pelo Senado

Tudo começa com gritos e termina em silêncio

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (18 de dez de 2014) a inclusão do feminicídio no Código Penal como circunstância qualificadora do crime de homicídio (PLS 292/2013). 

O projeto estabelece o feminicídio como uma das formas de homicídio qualificado. O crime é definido como o homicídio praticado contra a mulher por razões de gênero, quando houver violência doméstica ou familiar, violência sexual, mutilação da vítima ou emprego de tortura. A pena definida pelo Código Penal é de 12 a 30 anos de reclusão.

O projeto é oriundo da CPI Mista da Violência contra a Mulher. Na justificativa da proposta, a comissão observa que a aprovação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi um ponto de partida, e não de chegada, no combate à violência contra a mulher. Daí a defesa da inclusão do feminicídio no Código Penal, em sintonia com recomendação da Organização das Nações Unidos (ONU).

Atenção:

Para Gleisi Hoffmann (PT-PR), a aprovação do projeto é uma resposta do Parlamento a casos recentes de violência contra a mulher, a exemplo da declaração do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) de que só não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela "não merece". A conduta do deputado é objeto de apuração pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara e foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República ao STF.

— O Congresso não pode ficar impassível diante de tanta barbárie e silenciar sobre o assunto. Por isso é importante a votação do projeto — afirmou Gleisi.

Ao redefinir as circunstâncias do feminicídio

a) Aumento de pena quando o crime for praticado contra gestante, idosas, menores de 18 anos, entre outras.

Segundo a senadora, há um anseio da sociedade por punições mais duras, diante do aumento dos homicídios de mulheres. A tipificação do feminicídio também visa a impedir interpretações jurídicas anacrônicas, como a associação entre o assassinato de mulheres e crimes passionais, ressaltou Gleisi.



Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/12/17/plenario-aprova-inclusao-de-feminicidio-no-codigo-penal

Obama pedirá ao congresso dos EUA o Fim do Bloqueio à Cuba



O presidente norte-americano, Barack Obama,(17 de Dezembro de 2014) que pretende discutir com o Congresso dos Estados Unidos o fim do embargo econômico a Cuba. Em declaração feita na Casa Branca, Obama anunciou também que pretende restabelecer as relações diplomáticas com o país comandado por Raúl Castro, além de retirar Cuba da lista das nações que apoiam o terrorismo.
A reaproximação entre Estados Unidos e Cuba é considerada histórica. Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde 1961. Ao anunciar a reaproximação, Obama disse que pretende levar a questão ao Congresso para um “debate honesto e sério” sobre as perspectivas de um total levantamento do embargo comercial.
Na declaração, o presidente ressaltou que um novo capítulo foi aberto nas relações entre os dois países e aproveitou também para agradecer ao papa Francisco pelo papel que desempenhou para tornar possível a reaproximação.

Um alto funcionário da administração norte-americana informou que o papa havia enviado cartas a Obama e a Castro e que o Vaticano acolheu representantes dos dois países para  tratar da reaproximação. Ainda durante a declaração, Obama disse que não se deve permitir que as sanções impostas pelo embargo aumentem o fardo carregado pelos cidadãos cubanos e que a América estende a mão da amizade ao povo cubano.
Ao mesmo tempo em que Obama se pronunciava em Washington, o presidente cubano, Raúl Castro, anunciava que Cuba concorda com o restabelecimento das relações diplomáticas. Ele ressaltou, porém, a necessidade de resolver questões ligadas ao embargo econômico.

As medidas para a reaproximação foram anunciadas depois da libertação de um antigo funcionário de um órgão do Departamento de Estado norte-americano, detido em Cuba há cinco anos, Alan Gross foi detido sob a acusação de espionagem.
Com o restabelecimento das relações, a embaixada americana deve voltar a funcionar em Havana. A troca de cordialidade entre os dois países foi demonstrada durante o combate ao vírus ebola, com a atitude cubana de disponibilizar profissionais de saúde para o combate à doença.

Após tentar invadir Cuba, sem sucesso, para derrubar o regime de Fidel Castro, os Estados Unidos impuseram, em 1962, um embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba que dura até hoje.
*Com informações da Agência Lusa

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Inédito: Amanhã 12/11/2014, uma sonda pousará num cometa pela primeira vez

Inédito: amanhã, uma sonda pousará num cometa pela primeira vez
São Paulo - A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) realiza os últimos ajustes para um momento histórico. Amanhã, uma sonda pousará num cometa pela primeira vez.

espaçonave em questão é a Rosetta e o astro, o 67P/Churyumov–Gerasimenko. Na noite de ontem, a ESA teve alguma dificuldade em ativar o Philae, robô envolvido na operação. Mas parece que tudo foi resolvido e o robô já está a postos.
"Estamos prontos e sem preocupações", afirmou em nota divulgada pela ESA Andrea Accomazzo. Diretor de voo da Rosetta, ele deve coordenar os procedimentos daqui da Terra.
Como será
Após ter percorrido 6,5 bilhões de quilômetros de distância nos últimos 10 anos, a Rosetta se encontra a cerca de 20 quilômetros do cometa 67p/Churyumov–Gerasimenko neste exato momento.
Amanhã, quando os relógios marcarem 7h03 em Brasília, a sonda lançará o Philae no espaço.
Com cerca de 100 quilos e parecido com uma geladeira, o robô deve levar cerca de 7h para cumprir o percurso entre a Rosetta e o cometa, que fica envolto numa atmosfera de sulfeto de hidrogênio, amoníaco e formaldeído . 
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/nesta-4%C2%AA-um-rob%C3%B4-vai-pousar-pela-primeira-vez-num-cometa/ar-AA7ACDv

domingo, 2 de novembro de 2014

10 anos do Furação Catarina



Depoimento: Eu sobrevivi ao furacão Catarina

     O furacão Catarina atingiu nossa região no litoral de Santa na noite entre 27 e 28 de março de 2004 com ventos de mais de 180 km/h. O vento forte começou próximo da meia noite as nuvens chegaram com força e pesadas, víamos no horizonte como se fosse um filme, colocamos dois carros para segurar a porta da garagem, que tínhamos a impressão que voaria a qualquer momento.
     Eu que sempre ensinei sobre furações tentava fazer a leitura mais clara possível destes fenômenos que seria identificado como  primeiro furação do Hemisfério sul. Fomos castigados por aproximadamente duas horas, de repente ele parou, abrimos a porta, pois sabíamos se tratar do olho do furacão, para minha surpresa, o barulho de vento foi imediatamente substituído, por vozes, choros, sirenes. Olhei pro céu é lá estava o olho do furacão Catarina, tinha aproximadamente uns 4 km de extensão lindo, gigante, ao olhar para o centro dele víamos um céu estrelado e sereno, enquanto que ao nosso redor eram somente nuvens pesadas. Estávamos no meio deste ciclone tropical.
     Depois de quase 90 minutos de calmaria, os ventos retornaram intensos, desta vez batiam no outro lado da casa, nossas crianças já dormiam, mas nossos nervos não nos deixavam nem relaxar. Telhas voando, água entrando em casa, proteger as crianças era nosso pensamento a todo o momento, estávamos isolados, mal informados, sem ajuda nenhuma.
      Somente as 10 horas da manhã do outro dia, conseguimos sair de casa, aquela não era minha cidade, arvores torcidas e arrancadas pela raiz, prédios com todas as janelas quebradas, casas que sumiram enquanto que outras estavam totalmente intactas, pessoas choravam, se abraçavam. E perguntavam o que foi que aconteceu. Pois todas as notícias que havíamos recebido nos dias anteriores ao Furacão Catarina eram de total despreocupação ao fenômenos climático.

Furacão
Furacão Catarina 2004
Formação:

Os furacões são originados sobre o oceano, onde a temperatura da água esteja acima do normal, por volta de 26,5ºC. 

Desloca-se: Sempre do oceano para a terra

Classificação: Os furacões são classificados segundo sua intensidade, sendo 1 a mais baixa e 5 a mais alta. Essa classificação tem por base critérios como: velocidade dos ventos, potencial de destruição, elevação do nível do mar e pressão barométrica. 


Furacão Catarina - O Reconhecimento
O episódio inédito que marcou nosso estado em março de 2004 é fonte de 
Depois de muita polêmica os cientistas, meteorologistas e outros profissionais acabaram concluindo que o episódio ocorrido em Santa Catarina em 2004 foi realmente um FURACÃO, ainda no dia 26 de março de 2004, batizou-o como “Catarina”, sendo esta definição reconhecida internacionalmente. Mas para todos os profissionais da meteorologia uma conclusão é unânime: é preciso aperfeiçoar a rede de monitoramento, objetivando uma maior previsibilidade de eventos extremos, bem como a criação de um centro nacional voltado especificamente para tais eventos.


Dia 24 de março de 2014  completou 10 anos do Furacão Catarina. 

Furacão Anita - 2010
Nova Tempestade tropical formada na costa brasileira é nomeada Anita

Os centros meteorológicos regionais e as empresas de Meteorologia do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em conjunto, decidiram batizar a rara tempestade tropical que se formou na costa da região entre os dias 9 e 10 de março, classificada pela Meteorologia dos Estados Unidos sob o código 90Q, com o nome Anita, em alusão à figura de Anita Garibaldi. 


O nome Anita já foi utilizado antes para designar ciclones tropicais no Atlântico Norte, Oeste do Oceano Pacífico e no Sudoeste do Oceano Índico. Agora, batizará a segunda tempestade tropical até hoje observada na costa brasileira.

veja acima o Efeito Fujiwhara (dança dos furacões) em dois ciclones um tropical e outro cilcone subtropical , o Anita (furação tropical que se formou no sudeste brasileiro e veio para o sul do Brasil e uma massa de ar frio Polar, como costumamos chamar, um Ciclone extratropical, que acabou impedindo da entrada do furacão Anita no sul do Brasil.
Por hoje é só, forte abraço queridos!
Prof. Jackie

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

"O dia das Bruxas ou Halloween" Nada mais era que uma festa Pagã recriminada pela igreja católica!


A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos,mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?"

Hoje acordei tão gata que fui bocejar Miei!!!!


 Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa)

É um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.
Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos.
Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro.
O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:
O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo.
Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

Era uma festa pagã com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol.

Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".

Travessuras ou Gostosuras? (Trick-or-treat)

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.
Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês.

A  lenda a seguir foi representada hoje na escola que trabalho, estava linda a apresentação (Professora Jackie)



.x.xxx.xx.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.
Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda.
Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.

Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro.
Sem opção, o Diabo concorda.
Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade.
Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore.
O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco.
O diabo promete partir por mais dez anos.
Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça.
O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre, e em seguida tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada.
Sem alternativa, vai para o inferno.

Chegando lá, encontra o diabo, o qual ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Devido à esse acontecimento, sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).

Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack" originalmente, mas quando os imigrantes vieram para a América, eles descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos.
Então começaram à utilizar abóboras iluminadas com uma brasa por dentro ao invés de nabos.

Por isso a tradição de se fazer caricaturas em abóboras e iluminá-las por dentro com uma vela na época de Halloween.

Segundo a lenda, quem presta atenção e consegue ver uma pequena luz fraca na noite de 31 de outubro, é porque conseguiu ver a passagem de Jack procurando uma saída do limbo em que está preso.


Fonte: http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A%20Historia%20do%20Haloween.html


domingo, 26 de outubro de 2014

Temas da atualidades que podem cair no vestibular e ENEM 2014

A prova de geografia é a que faz mais links de conteúdos com atualidades

Vacina HPV
Além de ser a doença sexualmente transmissível mais comum atualmente, a infecção pelo HPV é a principal causa do câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer prevê o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 mortes provocadas pela patologia.

A Crise no Mundo Árabe, ou "primavera árabe"
Que teve inicio em 2010, é tema que merece atenção, pois os eventos relacionados continuam em evidência, principalmente na crise política no Egito e no conflito interno da Síria. As provas têm destacado a importância das redes sociais, tanto na organização dos protestos, quanto na agilidade de divulgação das imagens dos enfrentamentos. É fundamental o aluno saber identificar esses países no mapa, assim como entender os motivos que conduziram a diversos eventos na região, desde pacíficas manifestações populares até sangrentas batalhas.

Estado Islâmico (EI)
 A ofensiva anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra oEstado Islâmico (EI) no Iraque endossou a visão de outros governos ocidentais a respeito do grupo extremista: eles são a maior ameaça à segurança nacional desde o surgimento da Al Qaeda, de Osama Bin Laden.
O motivo? Pregam uma nova forma de terrorismo sem fronteiras e estão atraindo a atenção de muitos jovens muçulmanos ocidentais, dispostos a se alistarem ao grupo.

Conflitos na Síria
A recente guerra civil da Síria, que se iniciou em 2011, com protestos da população contra o regime do presidente Bashar al-Assad, ganhou o apoio de milhares de jovens estrangeiros jihadistas que entraram ilegalmente pela fronteira síria para lutar no país ao lado dos rebeldes.Diversos grupos extremistas viram o conflito como uma oportunidade para derrubar o Estado e, posteriormente, impor a islamização a toda a sociedade. Na Síria, grupos radicais islâmicos já cometeram inúmeras atrocidades e controlam territórios onde governam através de tribunais da Sharia.O principal grupo e o mais violento é o Estado Islâmico (EI), que tomou partes do território do Iraque, autoproclamou um Califado no país e aspira invadir o território de outras nações islâmicas.


Novamente o conflito entre as Coreias
Aparecendo novamente nos noticiários, o conflito entre as Coreias reacende o medo nuclear, havendo possibilidade de ser tema de vestibulares.

O Plano Real
Lançado em 1994, completou 20 anos em 2014. Essa troca de moeda foi um episódio importante na história do Brasil porque acabou com a inflação, iniciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Em 1993, a inflação chegou a bater 2700%.Oficialmente, o real tornou-se a moeda brasileira no dia 1º de julho de 1994, durante o governo de Itamar Franco, que tinha como ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso. A principal meta da nova moeda era conter a hiperinflação.

Brasil sobe uma posição no IDH
Um relatório da ONU divulgado em julho deste ano relata que o Brasil passou da 80ª para a 79ª posição no ranking anual de desenvolvimento, medido pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IDH brasileiro apresentou melhoras consistentes da condição de vida das pessoas nos últimos 30 anos. O índice aumentou 36,4% desde 1980.
O IDH é uma medida que avalia o progresso de um país em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda (renda média per capita), saúde (expectativa de vida ao nascer) e educação (taxas de alfabetização de adultos e matrícula em todos os níveis de ensino). Quanto mais próxima de 1, melhor a situação do país.

O ciberativismo
É um termo recente, mas muito relevante na atualidade, que consiste na utilização da internet por grupos politicamente motivados que buscam difundir informações e reivindicações sem qualquer elemento intermediário com o objetivo de buscar apoio, debater e trocar informação, organizar e mobilizar indivíduos para ações, dentro e fora da rede. Com essas possibilidades, todos podem ser protagonistas de uma causa social, se conscientizar sobre um tema relevante, apoiar uma causa social.

Um ano depois dos protestos - Brasil 2014
De maneira resumida, há três “heranças” dessa onda de protestos: a percepção da sociedade de que sua mobilização pode dar resultado, a capacidade de articulação e de engajamento das pessoas na rede social que pode chegar às ruas e a proliferação do uso das táticas black bloc em todas as manifestações a partir de então.

O Acre voltou a ter 2  fusos horários
Em 2010 um referendo no Acre mostrou que 56% dos eleitores queria voltar ao antigo fuso — por isso, em 2013 uma nova lei estabeleceu que o Acre e parte do estado do Amazonas voltaram a ter duas horas de atraso em relação a Brasília. É fundamental que os alunos se atualizem nesse conteúdo, pois é dos que mais aparecem em provas.
 Mas atenção: as comparações são relativas ao período sem horário de verão, do qual nem Acre ou Amazonas participam.

A turbulência econômica da Argentina
É bem representada pela desvalorização recente sofrida pelo peso — a maior em um único dia dos últimos 12 anos. A queda acumulada é de 8,43% ao ano. A derrubada da moeda é uma manobra do governo, que tenta evitar a fuga de dólares e o agravamento da crise. O momento por que passa a Argentina já respinga no Brasil — vide a retenção crescente das exportações de produtos do Rio Grande do Sul.

            Datas importantes de 2014               
O ano de 2014 tem várias datas comemorativas e eventos importantes por curiosidade, estudo ou Vestibular / ENEM:


. Abril - 50 anos de Golpe Militar no Brasil - Do mesmo modo que o aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964 – ocorrido no simbólico dia 1º de abril – não merece ser celebrado, ele também não pode passar despercebido. 
http://racismoambiental.net.br/wp-content/upLoads/2013/03/1964-nunca-mais.jpg

                                     Você quer saber mais? recomendo: 
                      http://arte.folha.uol.com.br/treinamento/2014/01/05/50-anos-golpe-64/

. 12 de Junho a 13 de Julho - Realização da XX Copa do Mundo de Futebol, que ocorrerá no Brasil.
. 18 de setembro - Escócia realizará um referendo sobre a sua independência.
. 05 de outubro - Eleições Gerais Brasileiras para Presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados estaduais, deputados federais e, no Distrito Federal, para deputados distritais.


CENTENÁRIOS comemorativos 2014:

a) Dorival Caymmi
http://s2.vagalume.com/dorival-caymmi/discografia/sem-limite-dorival-caymmi-W320.jpg
O cantor e compositor de samba e bossa nova, mais conhecido pela música “O que é que a baiana tem”. Dorival Caymmi foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro. Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra

b) Augusto dos Anjos
Em 2014 é celebrado o centenário de morte de um dos principais autores da literatura brasileira. É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas

 c)  Seleção Bras. de Futebol 100 anos de sua fundação

Seleção Brasileira de Futebol masculino, gerido pela (CBF), que representa o país nas competições. É a equipe mais bem-sucedida de futebol na história das Copas, sendo a que mais vezes conquistou o Mundial com cinco títulos. Obteve um total de 72 títulos internacionais oficiais no nível profissional e de seleções de base, o que representa um recorde mundial. Um lema comum da seleção nacional do Brasil é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram. O Brasil é  é a única equipe a ter jogado em todas as copas.
Entre no Rachacuca e participe - Quiz sobre a história da seleção mais vezes campeã mundial

http://rachacuca.com.br/quiz/20614/historia-da-selecao-brasileira-de-futebol/



d) Primeira Grande Guerra (100 anos do início da 1ª Guerra Mundial)
No começo de 1914, os europeus estavam otimistas e a maioria não fazia ideia do que estava por vir. Há 100 anos o mundo entrou em guerra – a Primeira Guerra Mundial , chamada na época a grande guerra, matou nove milhões de pessoas.  Incontáveis civis também perderam suas vidas, seja por meio da ação militar, seja pela fome ou pela doença. Impérios inteiros foram destruídos e sociedades, brutalizadas.
http://www.50emais.com.br/wp-content/uploads/2013/12/Primeira-Guerra-Mundial.jpg
 Mas há uma outra razão: até hoje não chegamos a um consenso sobre por que ela aconteceu. Teria sido causada pelas ambições desmedidas de alguns dos homens no poder? O kaiser Wilhelm II e seus ministros, por exemplo, queriam uma Alemanha maior, com um alcance global, capaz de desafiar a supremacia naval britânica. Ou a explicação está nas ideologias conflitantes? Nas rivalidades nacionais? Ou no absoluto e, aparentemente, irreversível, Momentum do militarismo? Ou será que o conflito jamais teria acontecido se um evento aleatório em paragens austro-hungaras não tivesse acendido o pavio? Essa é a mais desalentadora de todas as explicações: que a guerra foi simplesmente um erro estúpido que poderia ter sido evitado.

CENTENÁRIO ORLANDO VILLAS-BÔAS - Sertanista e Indigenista


Orlando Villas-Bôas (Santa Cruz do Rio Pardo, 12 de janeiro de 1914 — São Paulo, 12 de dezembro de 2002). 
Orlando Villas-Boas e um índio do povo Ikpeng (Txikão),
 no segundo contato, em 1967.


Sertanista e indigenista brasileiro nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, responsável pelo primeiro contato com os caiapós, em meados dos anos 50 e integrante do grupo mais famoso de irmãos indigenistas da história silvícola do país. Jovens escriturários, ele e os irmãos Claudio (morto em 1998) e Leonardo (morto em 1961) decidiram inscrever-se (1943) como serventes para integrar a expedição Roncador-Xingu, criada pelo governo federal (1943), com o objetivo principal de desbravar áreas até então desconhecidas do Centro-Oeste e da Amazônia.
Confira alguns links de matérias da ZH sobre outros temas:

a) Fraude do leite: zhora.co/fraudeleite
b) Marco civil da internet: zhora.co/marcocivilinternet
c) Big bang mais confirmado: zhora.co/ecosbigbang


Veja mais 10 temas da atualidade que podem cair no vestibular - Clicrbs


a) http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vestibular/noticia/2013/12/veja-10-temas-da-atualidade-que-podem-cair-no-vestibular-da-ufrgs-em-2014-4368236.html

sábado, 25 de outubro de 2014

Não sei de onde foi que alguns de vocês tiraram que no protesto de 2013 o pedido de MUDANÇA era colocar o PSDB no poder?


Nenhuma bandeira partidária foi permitida nestes protestos de 2013 nas ruas brasileira
Percebo que conforme vai se aproximando o dia de domingo, as pessoas estão mais confusas do que esclarecidas.  Não vou falar por ninguém, falarei apenas por mim mesmo, pois não sou porta voz de partido, nem líder de facção, nem de torcida organizada.
Não sei de onde foi que alguns de vocês tiraram que aquelas milhares de pessoas que PONTUALMENTE se reuniram nas ruas em 2013 estavam querendo como MUDANÇA colocar o PSDB no poder.  Havia muita gente de vários tipos de orientações e ideologias naquela massa. Pessoas que tinham em comum algumas questões e outras completamente divergentes.
O País foi às ruas para mostrar indignação com a FALTA DE REPRESENTATIVIDADE que vem das figuras políticas que estão a nossa disposição.
Me lembro muito bem que muitos dos manifestantes inclusive não deixavam partidos políticos levantarem bandeiras E AGORA ESTÃO DIZENDO QUE QUEM ESTAVA NAS RUAS QUERIA O PSDB COMO A MUDANÇA PARA O BRASIL? Fale por você! Não venha dizer que todos que estavam lá queriam isso. A crise de representatividade está mais evidente que nunca.
Temos de escolher entre 2 partidos que em comum tem milhares de escândalos de corrupção - a diferença é que um a mídia de massa escancara e o outro fica debaixo do pano.
Escolher qual lado? Direito seu. Agora partidarizar uma MANIFESTAÇÃO QUE NÃO ERA DE NENHUM PARTIDO é muita falta de conhecimento, de bom senso e UM GRANDE OPORTUNISMO.
Eu não estive nas ruas apenas em 2013, estou nas ruas desde que me entendo por gente. Manifestações não nasceram em 2013... ACORDEM.
É um direito LEGÍTIMO de todos que defendem o Aécio e a Dilma lutarem para angariar mais votos e fazer campanha, agora dizer que quem protestou como fiz e continuarei fazendo - nos últimos 12 anos foi para colocar QUALQUER COISA NO LUGAR DO PT é muita falta de conhecimento político mesmo. A vocês pode servir qualquer coisa, a mim não.
Querem mudança? Comecem estudando história e política.
E votem em quem quiser.
Gostaria muitíssimo que este texto fosse meu, mas não o é, seu autor Tico Santa Cruz, me fez sentir inveja  por tão sábias palavras, com sua licença  faço minhas neste momento da história brasileira as tuas palavras!


Racismo: Preconceito não é página virada no Brasil

País vive 'falsa democracia racial' segundo ONU

  • Divulgação/Grêmio
    Jogadores do Grêmio entram em campo para o jogo com o Bahia com faixa contra o racismo
    Jogadores do Grêmio entram em campo para o jogo com o Bahia com faixa contra o racismo
Uma cliente que se recusa a ser atendida por uma funcionária negra. Um homem negro que entra em uma loja e é seguido pelo segurança. Um goleiro é chamado de “macaco” pela torcida adversária ou uma menina que tem o cabelo afro chamado de “cabelo ruim”. Situações como essas são vividas diariamente por muitos afrodescendentes no Brasil. Os negros são 50,7% da população brasileira, mas 126 anos após a edição da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil, o país ainda enfrenta o preconceito racial de parcela da sociedade.
Em setembro deste ano, o Grupo de Trabalho das Organizações das Nações Unidas sobre Afrodescendentes publicou um relatório apontando que no Brasil oracismo é “estrutural e institucional”. Para a organização, nosso país viveria em uma “falsa democracia racial”, que nega a existência do racismo devido à miscigenação entre diferentes povos e raças.
No documento, a ONU sugere medidas como garantir a permanência de estudantes negros cotistas nas universidades, prevenir a violência contra mulheres e jovens negros, elaborar um plano nacional de controle e treinamento das Polícias Militares (PMs), abolir o auto de resistência, aprimorar o ensino de história e cultura afrobrasileira nas escolas, agilizar e desburocratizar a titulação de terras quilombolas e prover recursos financeiros e humanos para os órgãos municipais e estaduais de combate ao racismo.
Algumas das medidas sugeridas pela ONU já foram implantadas no país, como a instituição das cotas para negros na educação e no serviço público, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, o Plano Juventude Viva, a lei de 2003 que tornou obrigatório o ensino dahistória e cultura afrobrasileira e africana nas escolas, entre outros.
No entanto, dados do IBGE reforçam a dimensão do problema mostrando a grande desigualdade social entre raças no país. O desemprego entre negros é 50% maior do que entre a população branca -- que têm expectativa de vida seis anos maior do que os afrodescendentes. A população negra tem 1,6 ano de estudo a menos que a branca; representa 65,1% das vítimas de homicídios; e sustenta taxa de mortalidade infantil 60% maior que a da  população branca.
São recorrentes os episódios de racismo nas atividades desportivas do Brasil, principalmente em partidas de futebol. O último deles envolveu o goleiro Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha, do Santos, vítima de agressões racistas em disputa pela Copa do Brasil contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS), em agosto deste ano. A torcida do time adversário comparou o jogador a um macaco, entre outros insultos racistas.
Três torcedores gaúchos foram indiciados por injúria racial, crime caracterizado por agressões verbais direcionadas a uma pessoa com a intenção de abalar o psicológico dessa vítima, utilizando elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência (art. 140, § 3.º, CP).
Foi em 1988, com a promulgação da Constituição que está em vigor, que a prática do racismo passou a ser considerado um crime inafiançável e imprescritível. Ao contrário da injúria racial, os crimes de racismo, expressos na Lei n. 7.716/89, são inafiançáveis. O crime de racismo consiste em praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa.
A lei considera diversas condutas como crimes de racismo. São exemplos o ato de impedir ou dificultar o acesso de pessoas a serviços, empregos ou lugares, impedir a matrícula em escola, o acesso às forças armadas e, inclusive, obstar por qualquer meio o casamento ou a convivência familiar por razões de preconceito.
Há, ainda, a previsão de crime de fabricação, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Em 2003, o governo federal brasileiro criou a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). De acordo com a Seppir, o número de denúncias de racismo dobrou nos últimos anos. Em 2011, a ouvidoria do órgão recebeu 219 denúncias. Em 2012, esse número pulou para 413 e, no ano passado, chegou a 425, praticamente o dobro dos registros de 2011. Existem diversas interpretações para esse aumento, mas especialistas apontam que quanto mais conscientes as pessoas estão sobre seus direitos, mais elas denunciam.
A violência racista não é apenas verbal. Delegacias também registram a violência física a afrodescendentes, como no caso de agressões por skinheads. Existe ainda a perseguição religiosa e cultural. Alguns templos de matriz africana, como da umbanda e camdomblé, são alvos de depredação e perseguição.
A representatividade na política também é uma das bandeiras do movimento negro, visto que hoje, o Congresso Nacional é composto por 8,3% de negros. Para lideranças do movimento, aumentar a participação política dos representantes negros é passo fundamental para a criação de políticas e ações que visem encerrar e combater o preconceito e permitir a igualdade de direitos. 
Da Abolição à República Velha
Depois da queda da monarquia, o fim da escravidão no Brasil, em 1888, e a mudança do regime político-administrativo, as antigas ordens sociais vigentes no Império ainda permaneceram por alguns anos, como a separação entre brancos e negros. 
Durante a República Velha (1889-1930), a doutrina do racismo científico vinda da Europa considerava o negro e índio como raças inferiores e o povo mestiço como “improdutivo e amoral”, que não se adaptaria ao progresso que o Brasil precisava. O negro era visto como uma causa do fracasso da nação e por isso era preciso “branquear” a população. 
A época foi marcada pela chegada da mão de obra imigrante para a expansão da lavoura cafeeira e pela exclusão de muitos negros das oportunidades de emprego e educação. O ex-escravo ficou desassistido. Já no campo cultural, havia uma legislação que proibia as manifestações culturais negras tais como o batuque, o candomblé e a capoeira. 
A ideia de inferioridade determinada pela cor da pele só foi questionada abertamente em 1932, com a publicação de Casa Grande & Senzala, do sociólogoGilberto Freyre. Apesar disso,o acadêmico foi alvo de duras críticas pela sua visão “açucarada” da mestiçagem brasileira, que não considera a violência e a dominação cruel contra o povo negro. No Brasil, foi nessa época que o movimento negro começou a ganhar corpo, buscando a integração à sociedade, preservação da história e cultura negra e a igualdade de direitos.

Fonte:

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-dsciplinas/atualidades/racismo-preconceito-nao-e-pagina-virada-no-brasil-pais-vive-falsa-democracia-racial-segundo-onu.htm

domingo, 19 de outubro de 2014

09/Novembro/2014 - 25 anos da Queda do Muro de Berlim

Comemora-se,9 de novembro de 2014, 25 anos da Queda do Muro de Berlim, símbolo máximo da Guerra Fria

Mais de cem pessoas morreram tentando atravessar os limites do muro

Em 9 de novembro de 2014 se comemora os 25 anos da “Queda” do Muro de Berlim, que perdeu sua função em 1989, ano em que milhares de cidadãos berlinenses, tanto do lado oriental quanto do lado ocidental da cidade, caminharam até o muro e derrubaram várias de suas estruturas, a golpes de marretas, martelos e machados. Esta data é motivo de comemoração pelo fato de o muro ter dividido a cidade – e consequentemente isolado milhares de berlinenses dentro da parte ocidental –, arbitrariamente, durante quase 30 anos.

O muro de Berlim foi idealizado pelo então líder do Partido Comunista Soviético, Nikita Kruschev e pelo líder da Alemanha Oriental, Walter Ulbricht, em agosto de 1961, com os objetivos de interromper a conexão dos dois lados de Berlim, impedir que a população do lado soviético migrasse para o lado ocidental e bloquear a influência da economia de mercado e das liberdades políticas que Berlim Ocidental exercia sobre Berlim Oriental. 

Na madrugada de 12 para 13 de agosto de 1961, soldados soviéticos alemães começaram a cercar os 45 quilômetros da fronteira de Berlim Ocidental com arames farpados. No dia 15 de agosto, o muro começava a ser construído, com tijolos e concreto, medindo aproximadamente 3 metros de altura.

Fonte consultada: 
http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/comemoracao-dos-25-anos-queda-muro-berlim.htm