quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morre Mandela, o guerreiro africano, o herói de minha geração!

                      
Durante 67 anos, Nelson Mandela dedicou sua vida ao serviço da humanidade, como advogado defensor dos direitos humanos, como preso de consciência, trabalhando pela paz e como primeiro presidente democraticamente eleito em uma África do Sul livre. 
Nelson Mandela, 95 anos, foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Ele comandou o país entre 1994 e 1999 e foi símbolo da luta contra o racismo.
Mandela ficou preso por 27 anos por ter lutado contra o regime do apartheid,  Após ser libertado, em 1990, Mandela assumiu a presidência do país.

Em 1993, ganhou o prêmio Nobel da Paz, junto com o último presidente do apartheid, Frederick de Klerk. Foi um reconhecimento por sua atuação na negociação para instaurar a democracia no país.

Mandela deixou a presidência em 1999 e passou a se dedicar a campanhas para diminuir os casos de Aids na África do Sul, emprestando seu prestígio para arrecadar fundos para o combate à doença.


 Regime de segregação racial no qual Mandela lutou contra, foi adotado de 1948/94  na África do Sul, discriminando os negros comandados por uma minoria branca.
Sobre a discriminação racial: "Odeio que se instile sistematicamente nas crianças o preconceito baseado na cor e me sinto apoiado nesse ódio pelo fato de que a imensa maioria da humanidade, aqui ou no exterior, concorda com a minha maneira de pensar. Odeio a arrogância racial que decreta que as coisas boas da vida devem serguir sendo direito exclusivo de uma minoria da população e que reduz a maioria da população a uma condição de servilismo e inferioridade e a mantém como rebanho desprovido que trabalha onde mandam e se comporta como lhe diz a minoria governante". (Declaração em juízo, Pretória, 15 de outubro a 7 de novembro de 1962)

"A queixa dos africanos não é apenas que são pobres e os brancos ricos, mas que as leis feitas pelos brancos têm o objetivo de preservar essa situação. Mandela'

Em 2004, aos 85 anos, ele anunciou que se retiraria da vida pública para passar mais tempo com a família e os amigos. A saúde debilitada, principalmente pelos anos de prisão e trabalhos forçados na ilha de Robben Island, afastou "Madiba", como é chamado em seu país, da política.

Sua última aparição pública foi em 2010, durante a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo, na África do Sul. Já aos 92 anos, o líder sul-africano dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à saúde frágil.
Foi hospitalizado diversas vezes por problemas de saúde, principalmente respiratórios, até vir a falecer nesta quinta-feira, 05/12/2013.
ADEUS HERÓI! VOCÊ DEIXOU O MUNDO MUITO MELHOR DO QUÊ  O ENCONTROU, MUITO OBRIGADA ! Ao publicar este post, não resisti e chorei! Profª Jackie


6 comentários:

  1. Um humanista. Um exemplo.
    Qdo citam o termo "guerrilheiros" pejorativamente penso q seja por nunca terem sido oprimidos e desrespeitados verdadeiramente.
    Assistindo notas sobre Mandela me pergunto...que opções tinham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, jamais Mandela poderia ser visto como um guerreiro, ele foi um guerreiro, mas jamais empunhou armas, ou liderou luta armada em seu país.

      Excluir
  2. Olá.. Não costumo comentar em blogs que visito, mas este, com certeza me surpreendeu! Sou de São Paulo capital, e estava procurando algum site que me oferecesse explicações sobre os mais variados assuntos da atualidade, e esse blog me caiu como uma luva. Muitos dos assuntos que aprendi superficialmente, consegui entender melhor, devido a leitura dos seus posts. Agora, me sinto mais segura para enfrentar o meu último vestibular, no dia 15. Obrigada! Você é uma excelente professora, pena que não pude acompanhar seu trabalho desde o início.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida fico muito feliz, apareça sempre!

      Beijos

      Prof. Jackie

      Excluir
  3. Professora, nas questões discursivas do vestibular da Ufsc em que pergunta que tipo de rocha surgiu o petróleo eu coloquei ROCHAS SEDIMENTARES ANTIGAS. No gabarito oficial aparece só rochas sedimentares. A acrescimo do ANTIGAS faz diferença? pode descontar ponto?

    ResponderExcluir