segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tempo severo em países vizinhos inaugura período muito instável no Sul do Brasil

                                    Frequência de temporais vai aumentar muito nas próximas                             
                                                                         semanas  

Fortes áreas de instabilidade associadas ao ingresso de ar quente e úmido já tinham sido registradas na tarde de ontem no Centro da Argentina. Em Leones, província de Córdoba, o céu ficou coberto por espetaculares nuvens Mammatus como raramente se observa no Cone Sul (foto de David/Gustfront).] 


Mammatus (também referenciado por Mamma ( pelo formato das nuvens que lembram mamas, seios) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. 
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Frequentemente, este tipo de nuvens  formam-se sob a bigorna associada a uma nuvem cumulo-nimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.


Existe a suspeita que um tornado tenha atingido o Sul da cidade de Córdoba pelos graves danos observados em área restrita.


Um sistema convectivo de mesoescala se formou durante a madrugada na região Norte da Argentina e avançou para o Paraguai, trajetória favorecida pela presença de uma área de baixa pressão na região. Tradicionalmente, este tipo de sistema perde força durante o dia e tem sua intensidade máxima à noite, quando em regra se forma, mas no caso de hoje manteve sua enorme intensidade no Paraguai.

 ]]]

                                              Fonte: http://www.metsul.com/blog2012/
                                              Amo e recomendo o Blog acima, o melhor!

3 comentários:

  1. Chama atenção a chuva forte prevista a partir de segunda para quarta no Uruguai. Volumes muito elevados para o país vizinho.
    http://nimbus.com.uy/weather/grafic/realzada.gif

    Frequência de temporais vai aumentar muito nas próximas semanas. O canal de umidade da América do Sul deve atuar mais sobre o Norte da Argentina, Paraguai e o Sul do Brasil durante a primeira metade de dezembro, o que significa um potencial aumento significativo não apenas da chuva, mas também da ocorrência de temporais de vento forte e granizo no Rio Grande do Sul no próximo mês. O verão de 2013, aliás, se desenha no horizonte como muito mais tempestuoso que o último aqui no Estado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu amigo Jesus, sua colaboração é de grande importância.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Jackie! Interessante esse post e mais ainda aquele tipo de nuvem. Não o conhecia. Será que o clima da Terra está se alterando para uma situação incontrolável? Será que essa alteração tem características próprias do planeta ou é causada pelas toneladas de lixo que se acumula na atmosfera diariamente e produzidas pela queima de combustíveis fósseis. A natureza levou milões de anos para fixar o carbono na nas profundezas e agora o homem o libera sem precedentes e de forma inconsequente. Não era comum haver furacões no Sul do Brasil, mas agora eles estão surgindo e aparecendo amiúde. Ainda veremos mais tragédias ou será possível reverter o caos? Tantas perguntas sem respostas, não é? Um abraço!

    ResponderExcluir