quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ONU RECONHECE PALESTINA COMO ESTADO COM STATUS DE OBSERVADOR


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por maioria absoluta no dia 29/11/2012 uma resolução que eleva a Autoridade Nacional Palestina (ANP) ao status de  Estado observador não-membro
Isso significa que o novo país poderá ingressar em uma série de órgãos ligados à ONU, como já ocorreu no ano passado com a Unesco, e a órgãos como o Tribunal Penal Internacional (TPI). Não implica, porém, na independência do país.

A resolução recebeu:
138 votos a favor, nove contra, e teve 41 abstenções. 
a)Entre os que apoiaram a resolução estão:
União Europeia,  a França e  a Espanha. Já o Brasil e quase todos os demais países da América Latina votaram a favor, com a exceção do Panamá, que votou contra.
O papa também pediu que "se reconheça universalmente" que o Estado de Israel tem o direito de existir, assim como o povo palestino tem o direito de ter uma pátria "independente e soberana", para que a solução de "dois Estados seja uma realidade e não um sonho".
 b) Se abstiveram:
Reino Unido e Alemanha , Colômbia, Guatemala e Paraguai, que se abstiveram.
c)  Contra
Os Estados Unidos, que votaram contra a resolução junto com Israel e outros sete países, qualificaram de "contraproducente" a decisão, insistiram que o único caminho para a paz são as negociações diretas e pediram o fim das "provocações, no Oriente Médio, em Nova York ou em qualquer outra parte do mundo".

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia

3 comentários:

  1. Olá Jackie! O que os Estados Unidos, Israel e outros países que votaram contra não têm é o senso da autodeterminação dos povos. A OTAN impõe, devido ao seu lema, a paz pela lei (ou pela força militar), mas a história não mente: muitos impérios caíram devido à sua grandeza e arrogância e já estamos vendo alguns de seus extertores. Quero estar vivo para ver! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, mas acredito que esta caída de impérios, já esta acontecendo em conta-a-gotas, mas com certeza haveremos de ver!

    Forte abraço meu amigo Augusto!

    ResponderExcluir