O MEC (Ministério da Educação) publicou nesta quarta-feira (19) no diário oficial a lista de cursos que tiveram desempenho considerado insatisfatório na avaliação do órgão pelo CPC (Conceito Preliminar de Curso) em 2008 e 2011.
Os cursos classificados como tendência negativa tiveram baixo desempenho em 2008 (CPC igual a 1 ou 2) e não apresentaram melhora em 2011, esses terão seus vestibulares de 2013 suspensos imediatamente. Os outros, classificados como tendência positiva, apresentaram alguma melhora na última avaliação e terão 60 dias para corrigir problemas no corpo docente e 180 dias para corrigir problemas estruturais.
Veja lista de cursos punidos
- Confira a página 33 do diário oficial
- Confira a página 34 do diário oficial
- Confira a página 35 do diário oficial
Na terça-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 207 cursos faziam parte da lista. "É a punição mais severa que podíamos ter. Fora isso, só fechar o curso".
Mesmo que os cursos punidos já tenham realizado vestibular, os novos estudantes ficarão impedidos de se matricular nas instituições. "A medida passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial. Apenas quem está matriculado conseguirá estudar no ano que vem", afirmou.
Instituições com conceito insatisfatório
UNESC - Engenharia de Agrimensura foi o único curso e universidades catarinense a ser punida
As instituições que tiveram o IGC (Índice Geral de Cursos) abaixo de 3 também vão sofrer punições do MEC. De acordo com Mercadante, 551 instituições (que tiveram desempenho baixo apenas em 2011) vão ter que assinar um termo de compromisso para melhorias e receberão visitas in loco de avaliadores.
Dessas faculdades e universidade, 185 não poderão aumentar o número de vagas para 2013. "Se o curso teve 60 vagas disponíveis, só poderão entrar 60 alunos no ano que vem". A punição mais pesada serve para instituições com conceito abaixo de 3 em 2008 e 2011.
Ao todo, foram avaliadas 1.875 instituições de ensino superior no IGC 2011, sendo que 1.221 tiveram conceito acima satisfatório, 551 tiveram desempenho baixo (menor que 3). Outras 261 instituições não tiveram conceito no MEC.
Saiba mais da fonte deste material:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/12/19/mec-divulga-lista-de-cursos-com-vestibulares-suspensos-para-2013-confira.htm
Olá Jackie! Muito pertinente sua postagem, pois os cursos universitários estão pipocando em todos os cantos. Isso é um abuso porque não oferecem um ensino de qualidade que capacite o profissional a desempenhar suas funções a contento. Em minha cidade, Araraquara, há duas faculdades com curso de Direito. São 180 formandos por ano, mas apenas 5 ou 6 conseguem a carteira da OAB. Sic! Concordo com o MEC e penso que faria mais: fecharia tais cursos, porque os donos só pensam na cara mensalidade. Um país sério se constrói com sérios profissionais. Um abraço!
ResponderExcluirObrigada por sua excelente participação professor!
ResponderExcluirPassa lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
ResponderExcluirTem selinho de Natal para você.
Bjos
Olá Multiplicada Jackie, como vai?
ResponderExcluirTem um agradecimento especial para você no blog Marquecomx.
http://www.marquecomx.com.br/2012/12/agradecimentos-2012-e-felicitacoes-2013.html
Desejo a você um Natal de muita fartura, e que 2013 seja de muitas realizações em sua vida e de sua família.
Fiquemos na Paz de Deus e até breve.
Irivan
Muito Obrigada Beta e Marquecomx
ResponderExcluirBoas Festas para todos