terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os muros! Berlim, México e Cisjordânia, o que eles refletem?


Separava o capitalismo e o socialismo na guerra fria

              1.Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer

Era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindoBerlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; eRepública Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistassimpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.

 A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlimincentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

              2. O muro que separa México dos EUA
Este muro reflete o mundo multipolar, separa os pobres dos ricos!

É um muro de segurança construído pelos Estados Unidos em parte da sua fronteira com o México. O seu objetivo é impedir a entrada de imigrantes ilegais, sobretudo mexicanos e centro-americanos procedentes da fronteira sul, em território dos Estados Unidos. A sua construção teve início em 1994 com o programa anti-imigração-ilegal conhecido como Operação Guardião (Operation Gatekeeper). Atualmente é formado por vários quilómetros de extensão na fronteira de TijuanaSan Diego. O muro inclui três barreiras de contenção, iluminação de muito alta intensidade, detectores antipessoais de movimento, sensores electrónicos e equipas de visão nocturna entrelaçados com radiocomunicações com a polícia de fronteira dos Estados Unidos, bem como vigilância permanente com veículos e helicópteros artilhados. Outras secções do muro foram erguidas nos estados deArizonaNovo México e Texas. Além de ser um muro que separa geograficamente a fronteira San Diego-Tijuana, é um muro ideológico, que impede a ultrapassagem dos "subdesenvolvidos" para o mundo desenvolvido (primeiro mundo). Tendo uma relação com as empresas maquiladoras no México, esse muro intimamente serve de rebaixamento para o mexicano que, poderia encontrar nos Estados Unidos, um nível de vida superior ao do seu país.

                     3. O Muro que separa palestinos e judeus

Muro que divide o povo palestino e judeus na cis-jordânia
O
 
Muro da Cisjordânia é uma barreira física que está sendo construída pelo Estado de Israel, passando em torno e por dentro dos Territórios Palestinos Ocupados (Cisjordânia eJerusalém Oriental). A barreira tem uma extensão aproximada de 760 km (duas vezes o comprimento da Linha do Armistício de 1949, conhecida como Green Line ou Linha Verde) entre a Cisjordânia e Israel. O muro é ladeado por uma faixa de 60 metros de largura (área de exclusão) em 90% da sua extensão, e a muralha de concreto chega a 8 metros de altura em 10% da sua extensão. A maior parte da barreira foi construída na Cisjordânia, e uma parte menor segue a Linha do Armistício de 1949. 12% da área da Cisjordânia ficaram no lado israelense da barreira
O percurso do muro em de julho de 2006. Algumas partes previamente aprovadas estão sujeitas a serem reprojetadas devido a decisões da Suprema Corte de Israel. Em abril de 2006, o comprimento da barreira, aprovada pelo governo israelense era de 703 km. Em abril de 2006, aproximadamente 58,4% da barreira já estava construída, 8,96% estavam em construção e 33% da barreira ainda não havia começado a ser construída.




4 comentários:

  1. O Muro de Berlim foi construido pelos exploradores comunistas para que os seus escravos não fogem para o "capitalismo"! O muro americano com Mexico e para que os miseráveis socialistas mexicanos não invadem os "capitalistas" americanos! O muro de Israel significa o Nazismo Talmudista Judaico contra os palestinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicolae Sofran

      Obrigada por sua participação, volte sempre!

      Forte abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Marcos, fico muito agradecida, fique a vontade para nos visitar sempre que desejar!

      Excluir