quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Características Gerais do Brasil e suas Divisões: Político e Geoeconômica,



                                                     Posição Geográfica:
                                         O Brasil está localizado na região centro-leste da América do Sul
                       Não faz fronteira com dois países sul-americanos: Chile e Equador. 
                           
                        Os paralelos que cortam o Brasil e sua localização no mundo:

A linha do Equador corta o norte do Brasil ( Estados: Amazonas, Pará Roraima e Amapá) , sendo assim somente 7% do território brasileiro está localizado no Hemisfério Norte, e o restante está no Hemisfério Sul. 
O Trópico de Capricórnio atravessa o sul do país ( Estados São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul), desse modo praticamente todo o território brasileiro está situado na zona tropical do planeta, sendo apenas 8% localizado na zona subtropical ou extratropical. 
       Conseqüências da nossa situação geográfica:



 Em nosso país existem diversos tipos de clima (equatorial, tropical e subtropical) tornando-se possível o cultivo de muitos tipos de vegetais importantes para a vida humana. 
O fato de 93% do território brasileiro está localizado no Hemisfério Sul possibilita amenizar o clima nos países que estão no Hemisfério Norte.
Área: 5º maior no mundo (em terras descontínuas) - 4º maior no mundo em terras contínuas
Em 1991, houve um aperfeiçoamento nos processos de cálculo e medição das áreas, assim o território brasileiro ficou em 5° lugar entre os países mais vastos do planeta.
Atenção para a diminuição da área territorial do Brasil, atualmente é de 8.514.215,3 

Os valores para as áreas territoriais, referidos a estrutura político-administrativa vigente em 31/12/1993 (Resolução da Presidência do IBGE, R.PR - 46/94, de 12/09/1994), totalizaram para a superfície do Brasil o valor de 8.547.403,5 km2 (incluindo-se as ilhas oceânicas) é de 1994.

PORÉM:
A evolução tecnológica implementada nos últimos anos no IBGE, proporcionou a modernização da metodologia para o cálculo de áreas territoriais do Brasil. Em 2000, a elaboração dos mapas aprimorou-se através de um sistema de cartografia automatizada. Desta forma, para 2000, ainda em caráter preliminar, visto que transcorriam atualizações dos mapas municipais para fins estatísticos, obteve-se o valor de 8.514.215,3 km2 para a área territorial do País, conforme publicado na Sinopse Preliminar do CENSO 2000. Cabe observar que a diferença de 33.188,2 km2 verificada entre os valores de 1993/1997 e 2000, significa aproximadamente 0,39% para menos em relação àqueles valores adotados na década de 90 para a área do Brasil. (Diminuiu afff)

Vantagens e desvantagens da grande extensão território:
A vantagem da grande extensão do território brasileiro é que possuímos uma grande área para a atuação da agricultura, em favor das diversas zonas climáticas. Além disso, há mais possibilidades de recursos vegetais, animais e minerais. 
Porém, a desvantagem está na grande distância que há entre um Estado e outro, criando um grande problema para os órgãos governamentais que precisam desenvolver ferrovias e rodovias modernas e por alto preço. E, além disso, essa enorme extensão territorial resulta numa desigualdade social, política e econômica entre as regiões brasileiras. 
                                                    Limites e pontos extremos:

Existem diversas fronteiras terrestres, sendo que as predominantes são as naturais formadas por rios, lagos e serras. 
Os rios completam 50% das fronteiras, 25% são formadas pelas serras, 20% pelas linhas geodésicas e 5 % pelos lagos.
Norte: Nascente do Rio Ailã, na Serra do Caburaí (5° 16’20” de latitude norte), que se encontra no estado de Roraima, fazendo fronteira com a Guiana.
Leste: Ponta Seixas, localizada na Paraíba (34° 47’30” de longitude oeste).
Sul: Arroio Chuí, que está localizado no Rio Grande do Sul (“33° 45’03” de latitude sul), fazendo fronteira com o Uruguai. 
Oeste: Nascente do rio Moa, na Serra de Contamana, localizada no estado do Acre (73° 59’32” longitude oeste), fazendo fronteira com Peru. 

O Brasil possui 23.086 Km de extensão de sua linha divisória, sendo que 7.367 Km de sua costa limita-se com o Oceano Atlântico e 15.719 com seus países vizinhos.

Norte: Guiana Francesa (2,83%), Suriname (2,58%), República da Guiana (6,94%), Venezuela (6,47%). 
Nordeste: Colômbia (7,11%). 


Oeste: Peru (12,95%) e Bolívia (13,52%). 

Sudoeste: Paraguai (5,79%) e Argentina (5,46%). 

Sul: Uruguai (4,34%). 

Norte, Nordeste, Leste e Sudeste: Oceano Atlântico (32,03%). 

               Divisão política do Brasil




O Brasil é uma República Federativa formada por 26 estados e pelo Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília. Desses 26 Estados, 17 são litorâneos e 9 são interioranos, e estão divididos em municípios que têm como sede a cidade, e os municípios estão divididos em distritos que têm como sede as vilas.
O território brasileiro possui uma extensa área de 5.547.403,5 Km2, que compreende quase a metade do continente sul-americano.
Divisão regional: Política do Brasil
De acordo com o IBGE, o território brasileiro está dividido em cinco regiões constituídas por extensos blocos territoriais.
São elas:
Norte: AM, PA, AC, RO, RR, AP e TO.
Nordeste: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.
Centro-oeste: GO, MT, MS e DF.
Sudeste: SP, RJ, MG e ES.
Sul: PR, SC e RS.
3. Região Norte:
A região Norte possui sete Estados muito, onde podemos localizar a Bacia Amazônica e a Floresta Amazônica.
É a maior das regiões, porém a menos povoada. O clima predominante da região é equatorial.

2. Região Nordeste: 
A região nordeste possui nove Estados. É a segunda região que possui o maior número de habitantes. O clima varia de acordo com a localização, sendo úmido nas partes oriental e ocidental, e semi-árido no centro.
1. Região Centro-Oeste:
A Região Centro-Oeste possui três Estados, além do Distrito Federal. É a segunda região mais extensa do Brasil, porém a menos populosa. O clima predominante é o tropical. A principal atividade econômica da região é a agropecuária.
4. Região Sudeste:
A Região Sudeste possui quatro Estados. É a região brasileira mais evoluída, devido ao grande desenvolvimento econômico, industrial e agrícola, além de ser a mais populosa e povoada. O clima varia de acordo com a localização, sendo tropical atlântico no litoral, e tropical de altitude nos planaltos.
5. Região Sul:
A Região Sul possui três Estados. É a menor região brasileira, que apresenta grande influência européia, especialmente italiana e germânica. O clima predominante é o sub-tropical.
                 
                         DIVISÃO GEOECONÔMICA
A Divisão Geoeconômica do Brasil é uma divisão que não segue limites territoriais dos estados, mas sim as condições econômicas da população. Assim, o Brasil é dividido em três Regiões:

1. Complexo Amazônico ( Brasil do futuro)
Dentre os complexos regionais brasileiros, a Amazônia é o maior deles, contendo todos os estados do Norte (exceto do sul de Tocantins, como pode-se ver no mapa), boa parte do estado do Mato Grosso do Sul e ainda um pedaço oeste do Maranhão (região Nordeste). Sua área é de aproximadamente 5,1 milhões de m², mas, é a região geoeconômica menos populosa. Sua riqueza esta na presença da floresta e da maior bacia de água potável do mundo.
2. Complexo Nordeste (Brasil do Passado)
complexo regional do Nordeste ( do passado por causa de sua história de colonização) é composto por dez estados, e têm quase a forma do nordeste da divisão oficial, tirando a parte leste do Maranhão, e adicionando o norte de Minas Gerais. Por ser a primeira região colonizada pelos portugueses, o nordeste guarda muitas características históricas, e também, é bem povoado, principalmente no litoral. Estende-se por uma área de aproximadamente 1.542.271 km², com uma população total de aproximadamente 43 milhões de habitantes.
3. Complexo Centro-sul (Brasil do Presente)
O complexo regional do Centro-Sul é a região geoeconômica mais produtiva do país, tendo em vista que contém vários estados com diversos tipos de indústria, climas, relevo, etc. Encontram-se no Centro Sul os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Ainda pega a parte sul do Mato Grosso, o sudeste de Tocantins e a maior parte de Minas Gerais, com excessão do norte e nordeste deste estado.



19 comentários:

  1. Ótimo blog professora Jackie, mas a senhora podia colocar o P.I.B. do nosso Brasil! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim:

    A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior, e cresceu 2,6% no acumulado de 2013. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, totalizou R$ 1,2 trilhão no período de abril a junho (2013)

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. excelente blog professora jackie parabens!!!!!:)

    ResponderExcluir
  4. Adooooooro seu blog depois que comecei a ler so tira 10 na mateira

    ResponderExcluir
  5. Adoooro seu blog depois que comecei a ler so tiro 10 na matéria geografia

    ResponderExcluir
  6. Não ajudou em nada '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico feliz quando postam isso, é sinal que vc sabe muito
      e não precisa desta humilde professora, bravo querido!
      Mas se precisar, seja bem vindo!

      Excluir
  7. Olá professora,adorei seu blog. Vc poderia me ajudar? tenho uma duvida em uma unica questão de um trabalho q preciso entregar amanha e não consigo formular isto... a questão é: Apresente características do Brasil atual cujas origens podem ser encontradas em seu processo de colonização. Justifique sua resposta.]
    Vc pode clarear isso pra mim?
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xi Viviane, só vi seu comentário hoje, desculpa querida ando com excesso de atividades, mas promete que da próxima ficarei mais atenta, beijos

      Excluir
  8. olá professora,preciso saber de uma desvantagem da divisão geoconomica.obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá...Preciso de ajuda nesta questão!!!
    Quais são os tipos de divisões regionais que existem no Brasil?Explique cada uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      A resposta a sua pergunta esta postado acima, veja bem tem dois tipos:

      a) Divisão regional: Político-administrativa do Brasil
      De acordo com o IBGE, o território brasileiro está dividido em cinco regiões constituídas por extensos blocos territoriais.

      b) DIVISÃO GEOECONÔMICA
      A Divisão Geoeconômica do Brasil é uma divisão que não segue limites territoriais dos estados, mas sim as condições econômicas da população. Assim, o Brasil é dividido em três Regiões:Complexo Amazônico, Centro-sul e Nordeste.

      Excluir