quinta-feira, 1 de junho de 2017

Aulão de Geografia de Santa ( e bela) Catarina

Geografia de Santa Catarina – Prof. Jackie




Situa-se no Sul do Brasil, bem no centro geográfico das regiões de maior desempenho econômico do país, Sul e Sudeste, e em uma posição estratégica no Mercosul.



A superfície territorial de Santa Catarina corresponde a 95.346,181 km², incluindo as águas territoriais. É o vigésimo maior estado brasileiro em extensão territorial. Está localizado entre os estados do Paraná, ao norte, Rio Grande do Sul, ao sul, oceano Atlântico, a leste e a República da Argentina, a oeste.

Horário e energia - O fuso horário é igual ao de Brasília: três horas a menos em relação a Greenwich. Uma vez por ano - em geral entre outubro e fevereiro - adota-se o horário de verão, no qual os relógios são adiantados uma hora para poupar energia. A tensão elétrica no estado é de 220 volts.

Ø Hidrografia




Como as chuvas, em Santa Catarina, são relativamente bem distribuídas ao longo do ano, diz-se que o regime dos rios é, predominantemente regular. Quer isto dizer que, entre o período de enchentes e o período de vazantes, não há muita diferença quanto ao seu débito, portammmnto o regime que abastece os rios de SC é o pluvial.

Principais rios: rio Canoas, rio do Peixe e rio Itajaí-Açu

Vertentes:

a) Vertente do Interior (planalto): No interior do estado, duas bacias se unem para formar a bacia do Prata: a do rio Paraná, que tem como principal afluente o rio Iguaçu, e a do rio Uruguai, cujos afluentes mais importantes são o rio Pelotas, o Canoas, o Chapecó e o do Peixe.

b) Vertente do Atlântico: É formado por bacias isoladas entre si, como as dos rios Itajaí-Açu, Tubarão, Araranguá, Tijucas e Itapocu.

Divisores de águas de SC: Serra do Mar e Serra Geral

Ø Relevo e Vegetação



 O relevo do território catarinense caracteriza-se por apresentar duas regiões distintas, limitadas pelas elevações das Serras do Mar e Geral. Daí para o interior domina um altiplano levemente inclinado para oeste, conhecido por Região do Planalto. Para leste, da borda desse planalto até o mar, a Região do Litoral e Encostas é constituída por uma diversidade de formações topográficas.


- Planície Costeira – a faixa do litoral. A vegetação com variedade, formada por mangues, restingas, praias, dunas e Mata Atlântica. Os 500 quilômetros de litoral são um atrativo para quem busca belas praias e o contato com a natureza.

- Serras Litorâneas – as Serras do Mar e a Serra Geral formam uma barreira que divide o estado entre a planície da costa e a região do Planalto. Predomina a Mata Atlântica.

- Planalto Ocidental – ocupa a maior parte do território do estado. No planalto encontramos as Florestas das Araucárias e os Campos. O ponto mais alto do estado de Santa Catarina é o Morro da Boa Vista, situado entre os municípios de Urubici e Bom Retiro, com uma altitude de 1.827 m. O segundo ponto mais elevado do estado é o Morro da Igreja, situado em Urubici, com 1.822 m, sendo considerado o ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil.

ü Os campos aparecem em manchas esparsas por todo o estado.

Símbolos de Santa Catarina:
a) Flor: Laélia Purpurata. Ela é uma das orquídeas mais atraentes devido a sua beleza e ao seu perfume inconfundivelmente delicado.(Mata Atlântica)



b) Árvore símbolo: chama-se Ocotea porosa, conhecida popularmente como imbuia. Espécie típica da Floresta com Araucária


Ø Clima

Chuvas relativamente abundantes, com índices superiores a 1.300 mm anuais. atingindo, em certas áreas, até 2.000 mm, caracterizam o comportamento desse elemento do clima, em Santa Catarina. Além disso, as chuvas são relativamente bem distribuídas pelas estações do ano e é portanto denominado clima subtropical.


Clima segundo Koppen:


O comportamento anual dos elementos do clima, em Santa Catarina, nos permite, entretanto. identificar dois subtipos do clima segundo Koppen:
Subtipo Mesotérmico úmido, com "verão quente"; ( Cfa)
Subtipo Mesotérmico úmido, com "verão brando". (Cfb)
C= Mesotérmico ùmido , f = Chuvas bem distribuídas, a= verão quente, b= verão brando.

As "massas de ar" que controlam condições do tempo, em Santa Catarina. são as seguintes:

A massa de ar de ação mais freqüente, principalmente no verão, responsável pelos ventos do quadrante norte que se infletem no Litoral é a Tropical Atlântica (mTa).

No inverno, com mais insistência, e eventualmente nas outras estações do ano, a ação da Polar Atlântica (mPa). O choque destas duas massas de ar provoca a chuva típica de Santa Catarina, Chuva Frontal.

A menor temperatura já registrada no país foi de -17,8 °C. no Morro da Igreja, em 29 de junho de 1996.

Ø Principais problemas ambientais de Santa Catarina:
O litoral catarinense encontra-se sujeito a diversas ações predatórias, como a extração de carvão, os despejos de elevadas cargas de matéria orgânica e produtos químicos no eixo Blumenau-Brusque, a pesca predatória, os projetos de loteamento catastróficos, o lançamento de esgotos domésticos, hospitalares e industriais, o que, certamente, contribui para ameaçar o potencial de desenvolvimento turístico. Além dos dejetos animais em muitos rios e do desmatamento e poluição atmosférica nas grandes cidades.
Enchentes


Ø Demografia de Santa Catarina


A população de Santa Catarina é de 5 958 295 habitantes) e uma densidade populacional de 61,53 hab./km². As cidades mais populosas de Santa Catarina são: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul, Palhoça e Tubarão.

Desse total, 40,63% moram no campo, enquanto 59,37% residem nas cidades.



Principais centros urbanos catarinenses: 

Florianópolis, capital estadual, está situada na ilha de Santa Catarina e ligada ao continente pelas pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Salles tendo o comércio, a indústria do pescado e o turismo como as suas principais atividades econômicas;
Joinville é o maior município do estado e também o mais industrializado;
Lages é o principal centro econômico madeireiro catarinense e conhecida também pelas exposições de gado de corte e de cavalos de raça;e possui um grande crescimento no turismo rural, principalmente no inverno também devido a Festa Nacional do Pinhão;
Blumenau, no vale do Itajaí, é um centro turístico e industrial;
Criciúma é conhecida como a "capital do carvão" e é importante pólo cerâmico (pisos e azulejos);
Itajaí o maior e mais importante porto de importação e exportação do estado;
Chapecó é o maior pólo econômico do oeste catarinense;
São Francisco do Sul situada numa ilha, possui o 5º maior porto do país em movimentação de conteiners, além de ser uma cidade histórica, sendo a mais antiga do estado e 3ª mais antiga do Brasil;
Laguna é uma cidade histórica e o maior centro turístico do sul do estado;

Etnias

Ø Portugueses
- Os vicentistas juntamente com índigenas aculturados começam a povoar São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna já no século XVII.

Chegaram em Santa Catarina em 1748, para que colonizassem e protegessem o Sul do Brasil de eventuais ataques de espanhóis.

Ø Alemães - A imigração alemã em Santa Catarina deu início no 1828, quando os primeiros 523 alemães, oriundos de Bremen, fundaram a colônia São Pedro de Alcântara. Diversas outras colônias alemãs foram criadas no estado e foram-se expandido pelo interior. As mais bem-sucedidas foram as colônias de Blumenau, em 1850, e de Joinville em 1851.

Ø Italianos - Foi a corrente imigratória mais numerosa já recebida por Santa Catarina. Começaram a chegar ao estado em 1875. Assim como ocorreu com os alemães, foram criadas dezenas de colônias etnicamente italianas, sendo as mais prósperas na região do Vale do Rio Tubarão. As primeiras colônias italianas foram fundadas no litoral de Santa Catarina (São João Batista). No início do século XX, italianos vindos do Rio Grande do Sul passaram a migrar para o Oeste de Santa Catarina, e ali as colônias italianas prosperaram.

Ø Povos indígenas
- Dos povoadores indígenas do atual território catarinense, o que resta é muito pouco, em termos de descendência étnica e de traços culturais. Dois postos indígenas (Ibirama e Xanxerê), preservaram alguns milhares de Kaingangues e Guaranis provenientes, inclusive de outras áreas. Os Xoklengs foram praticamente dizimados.



Ø Economia

A economia se baseia na indústria (principalmente agroindústria, têxtil, cerâmica e metal-mecânica), no extrativismo (minérios) e na pecuária. O estado de Santa Catarina é o maior exportador de frango e de carne suína do Brasil. Os índices sociais do estado situam-se entre os melhores do país. Santa Catarina é o sexto estado mais rico da Federação, com uma economia diversificada e industrializada. Importante polo exportador e consumidor, o estado é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional, respondendo por 4% do produto interno bruto do país


Indústria Catarinense

Santa Catarina é o sexto estado mais rico do Brasil, e, com o Paraná (quinto) e Rio Grande do Sul (quarto), controla 18,2% da economia do país. O estado também é um grande exportador.

Sendo que a Brasil Foods, a maior empresa de alimentos do Brasil, é catarinense. Entre as indústrias, sedia um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a Weg (Jaraguá do Sul), um dos maiores fabricantes de motores elétricos, a Embraco (Joinville), e também a maior fundição da América Latina, a Tupy (Joinville). Possuem grande expressividade as indústrias de eletrodomésticos (e metalmecânica em geral) no norte do estado, com marcas de projeção nacional como Consul e Brastemp (ambas de Joinville).


Os principais centros industriais de Santa Catarina 

 
Ø Joinville e Blumenau. O primeiro tem caráter diversificado, com fábricas de tecidos, de produtos alimentícios, fundições e indústria mecânica. Blumenau concentra sua atividade na indústria têxtil, metal mecânica e na de softwares, além da recente eclosão de cervejarias artesanais.

Ø No interior do estado, ocorrem numerosos centros fabris de pequeno porte, ligados tanto à industrialização de madeira quanto ao beneficiamento de produtos agrícolas e pastoris.

Ø O nordeste do estado (eixo Joinville-Jaraguá do Sul) se destaca na produção de motocompressores, autopeças, refrigeradores, motores e componentes elétricos, máquinas industriais, tubos e conexões.

Ø No sul do estado (incluindo as cidades de Tubarão, Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Urussanga, por sua vez, concentram-se as principais fábricas de cerâmica de revestimento do Brasil. O estado de Santa Catarina também lidera, no país, a produção de louças e cristais.

Ø Ao norte do estado, destaca-se a cidade de São Bento do Sul, que é o maior polo exportador de móveis do Brasil, sendo reconhecida como a capital nacional dos móveis.

Ø As matrizes dos principais frigoríficos do país se encontram no meio-oeste e oeste do estado.
Agricultura, pecuária e pesca

Ø O principal produto agrícola de Santa Catarina é o milho, cultivado no planalto basáltico, que fornece ração para a criação de suínos. Seguem-se a soja, o fumo, a mandioca, o feijão, o arroz (cultivado com irrigação nas várzeas da baixada litorânea e do vale do Itajaí), a banana e a batata-inglesa. O estado é também importante produtor de alho, cebola, tomate, trigo, maçã, uva, aveia e cevada.

Ø A suinocultura experimentou grande progresso no estado, em virtude do desenvolvimento dos frigoríficos especializados no processamento de carne de porco, como a Seara, Perdigão, a Sadia e a Aurora Alimentos. Grande expansão se verificou ainda na criação de aves.

Ø A pesca desempenha importante papel na economia do estado. Santa Catarina é um dos maiores produtores de pescado e crustáceos do país. A atividade, que remonta à origem açoriana da população, desenvolve-se sobretudo em Florianópolis, Navegantes e Itajaí.

Energia:No município de Capivari de Baixo encontra-se o maior complexo termelétrico a carvão da América Latina. O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda com 857 MW pertencia à estatal Eletrosul Centrais Elétricas até 1997, quando foi privatizado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.



Das festas folclóricas, as mais importantes de Santa Catarina são:

Ø Florianópolis, a Fenaostra;

Ø Blumenau, a Oktoberfest, festa tradicional alemã, com distribuição de chope, músicas típicas e grupos folclóricos;

Ø Joinville, a Fenachopp; em Rio do Sul, a Kegelfest, onde a atração, além da cerveja, é o bolão, jogo semelhante ao boliche e à bocha;

Ø Treze Tílias, a Tirolerfest, que comemora o aniversário da imigração austríaca;

Ø Jaraguá do Sul, a Schützenfest, mistura de competição de tiro com festival de comida e cerveja;

Ø Brusque, a Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco;

Ø Pomerode, a Festa Pomerana;

Ø Itapema, o Festival do Camarão;

Ø Itajaí, a Marejada, festa com comida típica portuguesa.

Ø Ituporanga, Expofeira Nacional da Cebola .

Ø Lages a Festa Nacional do Pinhão, com pratos típicos à base de pinhão, sendo considerada a maior festa tradicionalista do Brasil.

Ø Urussanga no Sul do estado a Festa do Vinho e a festa Ritorno Alle Origini destacam-se como festejos da tradição italiana no estado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário