Globalização

iStock
A globalização é um processo marcado pela internacionalização das relações econômicas e sociais. Algumas de suas consequências são a integração cultural mundial, a expansão das empresas multinacionais e a organização dos países em blocos econômicos.
2
Teorias demográficas

iStock
É importante conhecer as principais teorias - Malthusiana, Reformista e Neomalthusiana - e também saber fazer relações entre elas. A teoria Reformista, por exemplo, surgiu como reposta à Malthusiana; já a teoria Neomalthusiana se popularizou devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial. Outro ponto fundamental é perceber o erro do pensamento de Malthus, que subestimou a capacidade de produção de alimentos e não ponderou o problema da distribuição desigual.
3
Relevo

iStock
É interessante saber relacionar os processos de formação dos diferentes tipos de relevo (planaltos, depressões, planícies) com as principais formas que temos no Brasil hoje. Por exemplo, como o país se encontra no centro da placa tectônica Sul-Americana, afastado da região de encontro das placas, não existem dobramentos modernos em seu território. Como consequência, as altitudes do território brasileiro são predominantemente baixas. Também é importante entender o papel de agentes externos como chuva, vento e variação de temperatura na transformação e erosão desses relevos.
4
Solos e rochas

iStock
A ação de agentes externos também está diretamente ligada à formação dos solos, que surgiram por um processo de decomposição de diferentes rochas mãe. Esse processo é chamado de pedogênese. Muitas questões podem ainda cobrar que você conheça os principais tipos de solo e onde eles podem ser encontrados no Brasil. A terra roxa, por exemplo, é um exemplo de solo argiloso que pode ser encontrado no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e em algumas regiões litorâneas do Nordeste.
5
Terceira Revolução Industrial

iStock
Relacionar os avanços tecnológicos do pós-Segunda Guerra Mundial e a série de modificações que eles causaram nas relações econômicas e de trabalho é fundamental. São exemplos disso: a substituição da mão-de-obra humana na indústria por recursos automatizados e a consequente diminuição de custo e tempo de produção; a expansão das multinacionais, que passaram a dividir a fabricação das peças de seus produtos em diversos países pelo mundo; o aprimoramento de novas tecnologias e o aumento na rapidez da transmissão de informações.
6
Migrações internacionais e novos fluxos migratórios

iStock
Principalmente devido à crise mundial de refugiados que vem se acentuando nos últimos anos, as chances de que apareçam questões sobre migrações internacionais nas provas são grandes. O importante é saber analisar os motivos desses surtos migratórios (guerra, fome, perseguição política etc) e suas consequências políticas.
7
Problemas ambientais urbanos

iStock
É interessante entender como a poluição do ar, a derrubada de árvores em áreas urbanas e a maior presença de asfalto e concreto nessas regiões levam a diferentes problemas ambientais nas cidades. Ilhas de calor, enchentes, chuva ácida, inversão térmica e poluição da água são alguns exemplos desses problemas.
8
Clima

iStock
Além de conhecer os diferentes tipos de clima, é fundamental entender como altitude, latitude, massas de ar e continentalidade influenciam as características de cada um deles. Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña também podem aparecer nas questões.
9
Projeções cartográficas

iStock
Você deve saber quais são os principais tipos de projeção cartográfica (cilíndrica, cônica, plana, Mercator, Peters) e como elas são feitas. Além disso, como é impossível retratar a Terra em um plano sem distorções, é interessante que você reconheça quais são as deformações que aparecem em cada uma dessas projeções.
10
Fontes de energia

iStock
Além de conhecer as características dos combustíveis fósseis, é importante entender os pontos positivos e negativos da implantação de novas tecnologias geradoras de energia, como os parques eólicos, placas solares e usinas hidrelétricas.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/10-temas-de-geografia-que-mais-caem-no-vestibular/