quarta-feira, 5 de março de 2014

O que esta acontecendo entre a Rússia e Ucrânia?

mapa da região do conflito na região do Caucáso
Apesar de reconhecidos como países novos por boa parte do mundo, os dois territórios passaram, na prática, do controle da Geórgia para o controle russo. As negociações da ONU para resolver a disputa não chegaram a lugar algum.


   
ENTENDA: Como tudo começou

a) A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de novembro de 2013, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE), alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia, seu principal aliado.
b) O conflito reflete uma divisão interna do país, que se tornou independente de Moscou com o colapso da União Soviética, em 1991. 
c) No leste e no sul do país, o russo ainda é o idioma mais usado diariamente, e também há maior dependência econômica da Rússia. 
d) No norte e no oeste, o idioma mais falado é o ucraniano, e essas regiões servem como base para a oposição – e é onde se concentraram os principais protestos, incluisive na capital, Kiev.
e) Em fevereiro de 2014, culminaram, no dia 22, na destituição do contestado presidente Viktor Yanukovich pelo Parlamento e no agendamento de eleições antecipadas para 25 de maio.
f) No dia seguinte ( 23/02/2014), uma ordem de prisão contra o presidente deposto foi emitida, responsabilizando-o por "assassinatos em massa de civis" promovidos na repressão aos protestos de rua.
g) Após dias desaparecido, Yanukovich apareceu na Rússia e acusou os mediadores ocidentais de traição. Ele afirmou que não reconhecia a legitimidade do novo governo interino e prometeu continuar lutando pelo país
Presidente Vladimir Putin conseguiu a autorização do Parlamento para enviar soldados russos não somente para a Crimeia, mas para a Ucrânia como um todo. Isso eleva a crise a outro nível.
Soldados na Ucrânia (Foto: AP)
Putin disse que fará todo o necessário para "proteger os cidadãos russos e seus compatriotas" e já há confrontos em cidades do leste da Ucrânia.

Motivos da crise

a) 'Golpe neofascista' -  A Rússia diz que Kiev  (capital da Ucrânia) está nas mãos de um governo ilegítimo da "extrema direita", com pontos de vista "xenofóbicos, antissemitas e neofascitas", instalado como resultado de um "golpe de Estado" que afastou o presidente Victor Yanukovych ilegalmente.
b) O leste da Ucrânia não é uma entidade separada geograficamente do país como a Crimeia. Não há uma maneira simples de determinar as regiões do país onde se fala russo terminam e onde começam as partes onde se fala ucraniano.
c)  O governo interino da Ucrânia,  é anti-Rússia (Entenderam, pq a Rússia esta tão brava?)
Posicionamento da Comunidade internacional:
a) A Otan convocou reuniões de emergência. Ministros de Relações Exteriores da União Europeia também terão um encontro emergencial 
b) Os Estados Unidos já acusaram a Rússia de invadir a Ucrânia e de violar a carta da ONUO secretário de Estado americano John Kerry advertiu que, a não ser que a Rússia tome atitudes concretas e imediatas de retirada, o efeito nas relações EUA-Rússia e na posição russa na comunidade internacional seria profundo.
c) Não é preciso um grande exercício para imaginar o impacto que uma nova relação hostil entre Ocidente e Oriente teria nas negociações sobre o programa nuclear do Irã, na guerra na Síria e na incerteza sobre a Coreia do Norte.
d) A Rússia poderia, teoricamente, retaliar usando a "carta da Gazprom" - a dependência europeia do gás russo faz com que ela seja vulnerável.
c) Para as potências ocidentais, não se trata apenas de defender um pequeno país no Cáucaso. É uma crise militar que acontece nas fronteiras da Europa e da Otan.
d) Para o presidente Putin, não é apenas uma batalha geopolítica por influência em um país no quintal da Rússia. Trata-se de proteger um território que para ele é, historicamente e culturalmente, uma parte essencial da ideia de Rússia.
e) O secretário de Estado americano John Kerry , segundo fontes nos EUA. Disse que a Rússia pode ser expulsa do G8 por suas ações, mas seu colega alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse que o país deve permanecer como membro.
f) Otan pede que Rússia ordene retirada de soldados - Chefe da Otan, Anders Fogh Rasmussen, pediu que a Rússia envie seus soldados de volta às suas bases na Crimeia e evite interferências na Ucrânia.Diversas bases militares ucranianas foram cercadas por soldados russos e estão efetivamente impedidas de circular.
Rússia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, mas analistas avaliam  que seria improvável uma interrupção no fornecimento de petróleo russo pela crise na Ucrânia. De qualquer forma, os preços mundiais do petróleo subiram.
A pergunta permanece: 
O que a Rússia pretende fazer na Ucrânia? Anexar a Crimeia e outras regiões de maioria russa, dividindo o país ao meio? 
Estamos de olho







14 comentários:

  1. Oi Jackie! Como está?
    Às vezes, pensamos que um problema que ocorre tão distante de nós não nos afeta, mas a alta no preço do petróleo é sintomática. O Ocidente nada fará até que se derrame muito sangue ainda e os ideais de liberdade de um povo autônomo sejam respeitados. Quem deseja uma terceira guerra mundial já está vibrando! Não que eu seja um visionário do caos, mas as duas primeiras começaram por motivos torpes e fúteis. O jogo de poderes entre os blocos permanecem e a guerra fria adquiriu outras estratégias.
    que pena que a ONU seja incapaz de fazer valer a autodeterminação dos povos, não é?
    Um abraço e parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI MEU AMIGO

      Exatamente sábio professor, a guerra fria permanece ainda desafiando o bom senso e a paz!
      Muito obrigada mais uma vez por seu posicionamento, sempre coerente e de grande importância. Forte abraço Augusto : )

      Excluir
  2. Apesar de td que foi explicado no texto, ainda não me ficou muito claro o motivo principal dos desentendimentos entre esses dois países.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma, vc não esta entendendo errado querida, é que os motivos são tão torpes e fúteis (como diz o Professor Augusto) que faz vc pensar que não entendeu.
      Veja bem, o presidente interino da Ucrânia não é simpatizante da Rússia, por este motivo decidiram apoiar o ex presidente que era um aliado deles, alegando ser este um processo pouco democrático. Pode?

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, parabéns pelas informações, mas gostaria de entender melhor.
    Em geral, o que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia ? Resumidamente ?

    ResponderExcluir
  4. ate que enfim achei uma fonte onde consegui compreender essa loucura kkk

    pesquisa de Geografia -- ( Tava me matando pra poder entender alguma coisa, pra poder colocar nessa pesquisa rsrs)

    Luiz Gustavo, 16 anos, 2º Ano do Ensino Médio .

    Prazer em conhecer ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz

      Oba, que bom que vc gostou, volte sempre!
      Forte abraço

      Excluir
  5. Como que está a ucrânia e a rússia agora?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://blogjackiegeo.blogspot.com.br/2014/03/como-que-esta-ucrania-e-russia-agora.html

      Excluir