sábado, 29 de março de 2014

50 anos depois do Golpe Militar e uma vida inteira para não esquecer!

Segunda-feira, 31 de março, completa-se 50 anos do início de uma história que eternizou momentos de regime totalitário nas páginas da política brasileira.

    Esta data esta serve mais como reflexão! Nada de                           felicidades e de comentários felizes                 


1964, eu ainda não havia nascido, meus país estavam em plena juventude, e pouco sabiam do que estava realmente acontecendo no país. UM  o golpe  destituía  João Goulart, para que o governo militar tomasse conta do país. Já nos primeiros dias, uma violenta repressão foi iniciada. Políticos, estudantes  e cidadãos comuns nos centros urbanos mais populosos, contrários ao regime militar eram presos, torturados e mortos. Centenas, até hoje, são dados como desaparecidos. Começava uma triste uma longa etapa na história do povo brasileiro.


Memórias que ficam



Foi um período difícil, onde a censura imperava e quem ia contra o governo pagava um preço alto demais. Ao fim de todo esse processo – somando 21 anos desde o golpe daquele 31 de março ao declínio do último general presidente, João Figueiredo – o Brasil era um país de terceiro mundo, enfraquecido, com dezenas de milhões de pobres e miseráveis, vivendo o descrédito internacional e às margens do progresso real nas mais distantes realidades de seu território.

Do “milagre econômico” artificial ao enorme endividamento externo, na metade da década de 1980 o Brasil tinha que lidar com marcas quase indeléveis de uma brutal desigualdade social agravada pela alienação social provocada pelos anos de chumbo. Uma geração inteira foi perseguida, morta e exilada, surgia ai um hiato na história política e intelectual no nosso país.
O Regime Militar regeu sobre o símbolo da tortura e do controle das liberdades a qualquer preço, sob a justificativa de proteger o povo baseado nas idéias de um mundo bipolar de guerra fria, estávamos no lado dos EUA a ordem era obedecer e acabar com o comunismo, lamentávelmente este episódios da história brasileira só reforçou  à desigualdade e desrespeito aos princípios básicos do Estado de direito e dos direitos humanos.


Eu sobrevivi a ditadura militar
Também guerrilheira da época, a presidente Dilma Rousseff , chegou a ser presa e foi torturada. Segundo a própria, ela foi amarrada, apanhou de palmatória, levou choques e socos que, posteriormente, vieram a causar problemas em sua arcada dentária. Em entrevista concedida aos jornais O Estado de Minas e Correio Braziliense, ela relata as torturas sofridas entre os anos de 1970 e 1973. Ao instalar a Comissão Nacional da Verdade, em 2012, Dilma chorou. 


“O Brasil merece a verdade e, sobretudo, merecem-na aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo, sempre, a cada dia”. (Dilma - presidenta do Brasil)

Apesar de você amanhá há de ser outro dia...

Amanhã chegou... dia 31 de março de 2014 , o país estará tomado pela recordação de um fato dramático. Os 50 anos do golpe cívico-militar que imporia a longa ditadura dos generais. E que transformou a história do nosso país. Mesmo que muitos não tenham vivido esse tempo, o fato faz parte da nossa história. Recuperar esse conhecimento é sempre importante. Os jovens, sobretudo, precisam saber mais sobre  aqueles anos, para que esse conhecimento se reverta em um lado cívico importante para suas vidas e de muita reflexão para seu futuro e do seu país.

Nossa missão, porém, nesse momento 


a) Em respeito à memoria de todos os brasileiros desaparecidos e mortos durante a ditadura Militar.
b) Em respeito à todos aqueles que sobreviveram mas trazem a dor da prisão, do exílio e das atrocidades cometidos na sua história de vida.
c) 
Em que graves reflexões mobilizam toda a nação
d) É  o de atuar pelo não esquecimento dos graves erros desse passado, de modo a fortalecer e fomentar nas gerações presentes e futuras a crença firme de que esse caminho não pode e não deve se repetir jamais.



Criação das Comissões da Verdade em todo o Brasil

A Comissão Nacional da Verdade busca descobrir o que, de fato, aconteceu com as vítimas da ditadura. A Constituição Federal assegura que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de interesse particular, coletivo ou geral.
Foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. 

Um comentário:

  1. Multiplicadora, a vida daquele blog depende de você!

    Dê a sua opinião, não permita que mais um blog morra!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

    Contamos com a sua presença! Desde já, agradecemos por sua visita.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir