segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Professores apontam os 20 temas que devem cair no Enem; confira

Humanas
O CORREIO conversou com professores das diversas áreas e levantou os assuntos mais recorrentes e as apostas que têm mais chances para os dias 26 e 27 de outubro, quando o exame será aplicado.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/professores-apontam-os-20-temas-que-devem-cair-no-enem-confira/

Para Ciências Humanas, esqueça a geografia física pesada ou datas a serem gravadas.
“É uma prova muito moderna no sentido de temas contemporâneos. Não há uma quantidade grande de nenhum assunto, são mais coisas da geopolítica atual”, descreveu a professora de Geografia do colégio Oficina Márcia Kalid.
No caso da Geografia, a preocupação ambiental vem ainda com mais força. “Sustentabilidade, agricultura brasileira e estrutura agrária têm grandes chances”, pontuou Márcia.
Característica das provas do Enem, a leitura de gráficos e textos também é cobrada no conteúdo de Humanas. “A prova faz um passeio pelo programa de Geografia e, além do conhecimento, o aluno precisa interpretar gráficos e textos”, pontuou a professora.
 
Em História, o professor Edgar Chaves, do  Sartre COC, listou uma série de assuntos que têm mais chances de serem cobrados no exame. “Em História do Brasil, tem que estudar a colonização, o ciclo da cana-de-açúcar e a escravidão”, especificou, acrescentando fases como a Revolução Industrial, a República Velha e a Era Vargas.
O professor aconselhou também atenção aos textos. “As gravuras e os enunciados fazem parte da pergunta, algumas respostas podem estar neles”, justificou.
Apesar de ser uma disciplina que aborda assuntos antigos, a prova de História também traz atualidades, e os conflitos que acontecem entre os países não podem deixar de ser acompanhados. “O Enem quer o aluno bem informado, múltiplo”, resumiu o professor.

3 comentários:

  1. Bom dia Jackie
    Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Feliz Dia do professor pra vc também!!!!
    Passe lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/
    e pegue o selinho.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Feliz Dia do professor!!!!
    Passe lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/
    e pegue o selinho.
    Bjos

    ResponderExcluir