segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Caso "mensalão", a polêmica continua.

                 http://oglobo.globo.com/in/6866722-3b8-451/FT712A/2012-483888175-2012010333730.jpg_20120103.jpg
Do total das penas dos mensaleiros (268 anos e 8 meses), 31 anos estão em jogo no novo recurso (ou seja: 11,53%). Isso significa que 88,47% já se tornaram indiscutíveis. Serão cumpridos inicialmente em regime fechado ou regime semiaberto (conforme o caso). Dentro de poucos dias começam a sair os mandados de prisão (quem viver, verá).

A mídia perdeu uma grande oportunidade de explicar didaticamente para o povo o que é o devido processo legal. 


É que ninguém pode ser condenado criminalmente sem observância das leis. Isso se passa no mundo todo civilizado. Se as leis são ruins, que sejam mudadas.

Que todos os parasitas e corruptos devam pagar pelo que fizeram está muito certo (pouco importando se são do PT, PSDB ou qualquer outro partido, banqueiros ou operários etc.)! Mas ninguém pode ser processado e condenado sem a observância do devido processo legal.

A punidade depende, em todos os países civilizados do planeta, da tecnicidade (que não se confunde com malandragens processuais – chicanas). Em outras palavras, tecnicidade não é impunidade, é respeito ao Estado democrático de Direito.


Autor do texto : Luiz Flávio Gomes

Qual a polêmica então?

Porque o novo julgamento do mensalão vai atrasar o cumprimento das penas

Além de atrasar o cumprimento de penas, com a aceitação dos novos recursos, alguns condenados podem conseguir mudança no regime de prisão - saindo do fechado para semiaberto, por exemplo.

A maioria dos ministros entendeu que têm direito a recorrer da condenação os réus que receberam pelo menos quatro votos a favor da absolvição. Isso aconteceu no caso de 12 condenados pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A regra está prevista no regimento do Supremo Tribunal Federal.
Os condenados que têm direito ao recurso por formação de quadrilha são: José Dirceu, Delúbio Soares, Marcos Valério, José Genoíno, Ramon Rollerbach, Cristiano Paz, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Por lavagem de dinheiro: João Cláudio Genú, João Paulo Cunha e Breno Fishberg.

Entenderam? 

2 comentários:

  1. Olá !
    Venho antecipadamente lhe parabenizar pelo dia dos professores e lhe desejar muita perseverança, esperança e sucesso em sua jornada profissional!
    Também quero lhe oferecer o Selo Professor nota 1000, que está no bloco central do Educa Sempre. Fique à vontade para divulgá-lo ou não.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Erica

    Muito obrigada querida
    Claro que aceito será um prazer
    Pode mandar o endereço?

    Beijos

    ResponderExcluir