segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Paises Asiáticos


                     
Países Asiáticos:

1.India




Nome: República da Índia. 
Capital: Nova Délhi. 
Religiões: Hinduismo (80% da população) Independência: 15 de agosto de 1947

A população da Índia é de 1.210.193.422 habitantes, segundo o último censo indiano em 2011. A Índia tem a segunda maior população do mundo, depois apenas da China. Expectativa de vida: 65 anos. 

Independência do Reino Unido em 1947, no dia 15 de agosto.  Também tinha várias colônias portuguesas no litoral da Índia durante muitos séculos (a maior sendo Goa); estas foram integradas no novo país da Índia em 1961.

sistema de castas apesar de oficialmente abolido na Índia, mas ainda existe em prática atualmente na sociedade indiana impedindo a mobilidade social de forma definitiva.
A religião hindu separa os homens em quatro 
castas: brâmanes, xátrias, vaixás e sudras. Fora desse sistema, ficam os dalits, qualificados como “intocáveis”, 
                                            
Guerra da Caximira:. Índia e Paquistão, logo depois da divisão, entraram em guerra pela posse da região da Caxemira (são 220.000 km² de área e mais de 12.000.000 de habitantes, de maioria muçulmana). Hoje, a Índia controla 2/3 do território daquela região e o Paquistão o restante. O fato é que ambos os países entraram três vezes em guerra: 1.947, 1.965 e 1.971. A tensão aumentou, em 1.998, quando os dois países fizeram demonstrações de poderio bélico nuclear.




2. Paquistão


O país que hoje conhecemos como Paquistão era inicialmente parte da Índia. A história paquistanesa atual começa durante o período em que a Índia era colônia britânica, época em que alguns muçulmanos iniciaram o processo para obter um estado soberano.

O Paquistão foi fundado em 1.947.

O Paquistão é altamente militarizado, possuindo, inclusive, armas nucleares, sendo a única nação no mundo islâmico e a segunda no Sul da Ásia a ter este tipo de armamento. . O país se envolveu em tensões políticas com os Estados Unidos por abrigar integrantes da milícia Taliban, perseguidos no Afeganistão depois do atentado nos EUA.

O país é rico em plantações de trigo, arroz, algodão e sorgo. A indústria têxtil está muito desenvolvida e é uma das principais atividades da nação. 

3. Afeganistão
O Afeganistão, oficialmente República Islâmica do Afeganistão é um Estado soberano sem litoral, localizado no centro da Ásia, estando na encruzilhada entre o Sul da Ásia, a Ásia Central e a Ásia Ocidental. 
População34,66 milhões (2016) 

                          
O Afeganistão é um país asiático, seu território está localizado no centro deste continente. Faz fronteira com o Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, China, Paquistão e Irã.
A dominação soviética ocorreu durante dez anos, e só chegou ao fim quando o grupo fundamentalista sunita, denominado, tomou o poder no país entre os anos de 1996 e 1998.

Os Estados Unidos da América - invadiu o Afeganistão após os atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001. Bin Laden e a Al Qaeda foram acusados por serem os responsáveis pelos ataques terroristas nos Estados Unidos. Após confrontos, cerca de 500 combatentes do grupo Talibã e pertencentes a Al Qaeda foram mortos.

O regime instalado no país pelo Talibã chegou ao fim e em dezembro de 2004, através de eleições populares, Hamid Karzai foi eleito o primeiro presidente do Afeganistão.

O Afeganistão possui muitas etnias. Algumas são consideradas melhores do que outras.
Assim como na Índia, a limpeza de banheiros não é feita por mulheres de determinadas raças.

Não se pode menosprezar a coragem das mulheres afegãs que suportam uma sucessão de guerras intermináveis, a pecha de indesejáveis, casamentos forçados, maridos e sogras tiranos, a prisão imposta pela burca, a proibição de estudar e trabalhar, assim como a proibição de fazer parte da história de seus país.

4. China



História da ChinaResumo. Dezenove dinastias assumiram o poder na China. Durante esse período houve uma grande guerra entre a China e o Japão. Em 1949 é proclamada a República Popular da China pelo revolucionário Mao Tsé-Tung.

·         Capital: Beijing (Pequim)
·         Extensão territorial: 9.600.005 km²
·         Habitantes: 1.376.048.943 (dados de 2015)
·         Idioma: Mandarim
·         Sistema Político: Socialismo


O modelo de economia planificada, ou centralizada, cujo controle é feito pelo Estado, foi modificado para o de economia mista, com abertura para o Mercado. Isso aconteceu em 1978 e é a principal causa de sucesso do crescimento econômico chinês. Hoje falamos que a China é um país e dois sistemas (capitalista e socialista)

Após anos em pleno crescimento, a China tem uma das maiores economias em crescimento no mundo. Ela faz parte da Brics, um grupo de países emergentes, onde se inclui o Brasil e do G20.

A China é um dos países mais poluídos do mundo.  E que mais comete violação dos direitos humanos no muno, com torturas e penas de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário