domingo, 18 de janeiro de 2015

Saiba mais sobre os principais grupos terroristas no mundo


Grupos terroristas utilizam-se da violência e de atentados para alcançar seus objetivos

Os principais grupos terroristas da atualidade operam em lutas fundamentalistas e                                também separatistas, em várias partes do mundo.


Al  Qaeda nome que significa “a base” em árabe, essa é a organização terrorista mais conhecida do mundo, sobretudo em razão dos atentados às torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. Ela é majoritariamente composta por muçulmanos fundamentalistas e tem por objetivo erradicar a influência ocidental sobre o mundo árabe.

Boko Haram: O nome significa “a educação não islâmica é pecado”, sendo às vezes traduzido também como “a educação ocidental é pecado”. O Boko Haram é também uma organização antiocidental que objetiva implantar a sharia (lei islâmica) no território da Nigéria. Ela foi fundada em 2002 o líder e fundador, Mohammed Yusuf, foi assassinado pela polícia nigeriana.

Hamas: apesar de não ser considerado como um típico grupo terrorista por alguns analistas, o Hamas — sigla em árabe para “Movimento de Resistência Islâmica” — é temido pela maioria das organizações internacionais e Estados, sendo por isso classificado como tal. Ele atua nos territórios da Palestina, tendo como objetivo a consolidação do Estado da Palestina.

Estado Islâmico (ELIS): o Estado Islâmico no Iraque e na Síria (EIIS) é um grupo terrorista jihadista que age nos dois referidos países, tendo surgido em 2013 como uma dissidência da Al-Qaeda, inspirando-se nesse grupo. O seu líder é Abu Bakr al-Baghdadi, que liderou a Al-Qaeda no Iraque em 2010 e que havia participado da resistência à invasão dos Estados Unidos ao território iraquiano em 2003. O objetivo do EIIS é a criação de um emirado islâmico abrangendo os territórios da Síria e do Iraque.

Talibã: Atua no Paquistão e no Afeganistão, também preocupado com a aplicação das leis da sharia. O grupo comandou o Afeganistão desde 1996 até 2001, quando os EUA invadiram o país após os atentados de 11 de setembro. Com a retirada das tropas estrangeiras, o grupo vem fortalecendo-se e retomando o controle de boa parte do território afegão.

ETA: seu nome é uma abreviação em basco para “Pátria Basca e Liberdade”. Trata-se de um grupo terrorista separatista que visa à criação de um Estado com a independência do País Basco em relação à Espanha. Criado em 1959, o grupo organizou vários atentados ao longo de sua história, mas vem gradativamente reduzindo o seu arsenal militar, tendo um provável fim nos próximos anos em razão da sua não aprovação por parte da população basca, que deseja a independência local sem o uso de armas.

IRA: o Exercíto Republicano Irlandês também é um grupo militar separatista que objetiva a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e sua anexação à República da Irlanda. Surgido no início do século XX e responsável por milhares de mortes por meio de atentados, o grupo depôs armas em 2005 depois de uma negociação firmada na década de 1990. Atualmente, o grupo utiliza meios políticos para o seu objetivo, mas ainda é considerado como uma ameaça à paz e à segurança internacionais.

FARC: as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia é o único entre os grandes grupos terroristas da atualidade a declarar-se de esquerda, tendo surgido em 1964 como um braço informal do Partido Comunista da Colômbia. Assim como o Hamas, não são consideradas como grupo terrorista por muitos países. As FARC lutam pelo controle da Colômbia, alegando combater a hegemonia ideológica dos Estados Unidos sobre o país, atuando principalmente em guerrilhas, sequestros e controlando o tráfico de drogas. Recentemente, a organização vem firmando com o governo colombiano alguns acordos de paz sob a mediação diplomática da Venezuela.


Além desses grupos, existem dezenas (ou até centenas) de outros grupos terroristas de menor porte espalhados pelo mundo. Alguns outros grupos não mencionados aqui, tais como o Emirado do Cáucaso e os Tigres de Liberação do Tâmil Eelam, não constam na lista acima por terem sido recentemente derrotados ou terem perdido seus líderes ou interrompido suas atuações.

Por Me. Rodolfo Alves Pena

http://www.brasilescola.com/geografia/grupos-terroristas-mundo.htm

2015 - Precisamos conversar sobre a Nigéria!

A história: 

A Nigéria é o gigante africano, com mais de 170 milhões de habitantes, rica em recursos naturais e impressionante dinamismo cultural no cinema, música e literatura. Mas é também um país no qual 70% da população vive na pobreza e cujas 350 etnias - reunidas à força pela colonização britânica - têm uma longa história de conflitos entre si, sobretudo entre o norte majoritariamente muçulmano e o sul predominantemente cristão. 
 Na mesma semana em que o mundo parou para acompanhar os massacres em Paris, terroristas islâmicos realizam uma carnificina ao ocupar a cidade de Baga, na qual podem ter assassinado até 2 mil pessoas, além de raptar mulheres e meninas.
A enorme repercussão internacional dos atentados de janeiro de 2015 que resultaram em 20 mortos na França tem levado a questionamentos sobre a falta de atenção a outros casos graves de violência política-religiosa, como os ataques do Boko Haram na Nigéria.

A História do Boko Haram

Foi fundado em 2002 no norte da Nigéria. O nome significa algo como "a educação ocidental é um pecado". Estima-se que o grupo tenha em torno de 8 mil militantes, a maioria jovens pobres.

Objetivo : Implementar um Estado islâmico, como os que existiram na região até o início do século XX

Práticas terroristas  utilizadas por este grupo na Nigéria: 

a) O grupo tem executado diversos atentados contra a população civil e contra representantes da ONU e de organizações filantrópicas ocidentais. Esses crimes provocaram um êxodo interno de mais de um milhão de pessoas que fogem dos massacres.
b) O Boko Haram afirma que os governos da Nigéria são ilegítimos e que os muçulmanos não devem participar deles e sim lutar pela criação de um Estado próprio.
c)  Nessa lógica, os civis também são considerados alvos, por usarem roupas ocidentais ou frequentarem escolas influenciadas por esse tipo de educação.
d) O ataque de maior repercussão internacional cometido pelo Boko Haram foi o rapto de cerca de 275 meninas de um internato cristão em Chibok. Elas foram dadas ou vendidas como esposas a militantes e aliados do grupo, no que configura na prática os crimes de escravidão e estupro, análogos aqueles que vêm sendo praticados pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Cinquenta delas conseguiram escapar, o paradeiro das demais é desconhecido.

O fundador: O clérigo Mohammed Yusuf, morto em 2009. Desde então, acredita-se que haja várias facções em conflito dentro do movimento, mas o líder mais reconhecido é Abubakar Shekau, famoso por suas declarações e vídeos extremamente agressivas.

Nesse contexto, é especialmente importante a ação internacional - de solidariedade ao povo nigeriano e pressão sobre suas autoridades. A campanha "tragam de volta nossas meninas" foi um bom exemplo, o desafio é manter essa atenção constante com relação à Nigéria, apesar das violações acontecerem numa região pobre e isolada, de difícil acesso para a imprensa global.

Fonte: http://www.brasilpost.com.br/mauricio-santoro/precisamos-conversar-sobr_b_6470142.html?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004

2015 - Paris na onda Terrorista

Internacional

Charlie Hebdo

Al Qaeda reivindica autoria de atentado a jornal em Paris

Em vídeo, braço da organização terrorista no Iêmen afirma que ataque a semanário satírico "Charlie Hebdo" foi realizado para vingar o profeta Maomé
por Deutsche Welle — publicado 14/01/2015 11:16
AFP
Num vídeo divulgado na internet, o braço da organização terrorista Al Qaeda no Iêmen reivindicou nesta quarta-feira 14 o ataque terrorista contra o semanário satírico francês Charlie Hebdo.
No vídeo postado no YouTube, a Al Qaeda na Península Árabe (Aqap) usou os insultos contra o profeta Maomé feitos pelo jornal como justificativa para o atentado.
"Na abençoada Batalha de Paris, nós, a Organização da Al Qaeda na Península Árabe, reivindicamos a responsabilidade por essa operação como vingança pelo Mensageiro de Deus", disse Nasser bin Ali al-Ansi, da Aqap na gravação.
O atentado ao Charlie Hebdo, ocorrido há uma semana, foi realizado pelos irmãos Said e Cherif Kouachi e deixou 12 mortos. No ataque, os atiradores gritaram "vingamos o profeta" e Allahu Akbar (Deus é grande).
Cherif Kouachi estudou no Iêmen, onde frequentou campos de treinamento da Aqap, segundo fontes de segurança iemenitas e um colega de classe.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Atenção galera interessada no SISU e no PROUNI

E avisa que o SISU e PROUNI estão chamando, eu avisei que teria novidade para o dia 05 de janeiro, lembram?


Foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 05/janeiro/2015, os prazos de inscrição no Sistema de Seleção Unificado, e no Programa Universidade para Todos. 

Os interessados em participar 

#Sisu têm do dia 19 de janeiro até o dia 22 do mesmo mês pra se candidatar.
clique aqui:   http://sisu.mec.gov.br/

O que é SISU?
 Bom é assim... todo aluno que fez e Enem e nao tirou nota zero na redação pode se inscrever, mas só quem fez o Enem, ok? Pode ser de escola particular ou pública, a inscrição é dia 19 até dia 23 de janeiro aluno vai on line se inscreve para a universidade que quer e pode fazer duas opções de curso, veja quantas vagas tem, no IFSC, por exemplo 50% das vagas tem destino exclusivo Enem/SISU. Entendeu? Tem universidades que tem até 100% 

Já os estudantes que buscam uma vaga no #ProUni têm entre os dias 26 e 29 de janeiro para realizar sua inscrição.

clique aqui e Saiba mais: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=202&Itemid=86