sábado, 5 de janeiro de 2013

Perguntas e respostas sobre Enem, Sisu, cotas e Prouni


                                              


Sobre o articulista


Mateus Prado - mateusprado@usp.br - Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

                     
                               

                                          Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro












Saiba como recorrer da nota da redação do Enem, como funcionam as cotas em universidades federais e mais


Por haver muitas notas baixas na redação, será que é provável que as notas, em geral, diminuam este ano? 
Resposta -Sim, tudo leva a queda dos cortes, na maioria dos cursos. Só alguns que não vão ter queda, um minoria. São muitas notas baixas e poucas altas na Redação, além de ter aumentado em mais de 20 mil vagas oferecidas no Sisu. As provas, objetivas, como comprova as maiores notas máximas neste ano, também estavam mais difíceis. Se o governo fosse transparente e abrisse os dados para pesquisadores e imprensa (a lei da informação exige isto) eu saberia a média, a mediana e outras curvas da nota de Redação.
Qual nota pode ser considerada boa para passar para uma Universidade Pública?
Resposta - Acima de 800 para Medicina, acima de 700 para muitos cursos, acima de 600 para cursos menos elitizados e, em alguns casos, dá para passar com menos 600 (média aritmética).
Será que haverá Enem duas vezes ao ano, uma no meio e outra no fim do ano?
Resposta - Não, só terá um, provavelmente no último final de semana de outubro.
O fato de a nota máxima esse ano ter subido significa que a prova estava mais fácil ou mais difícil? Por as notas terem subido, as notas de corte devem aumentar? Resposta - Se a nota máxima subiu, é porque a prova estava mais difícil. A nota é a distância da média, e como, em média, os alunos acertaram menos questões, quem acertou mais questões teve uma nota maior por que ficou a uma distância maior da média.
Se fosse este o único fator, eu diria que o corte aumentaria, mas há muitos outros fatores, como a correção da Redação (minha impressão é que este ano as notas estão menores, o que ajudaria a abaixar o corte), o aumento do número de vagas ofertadas (ajuda a abaixar), as cotas (abaixa pra cotistas e aumenta pra não cotistas), entre outras coisas.
É verdade que todos os cotistas irão ganhar bolsas?
Resposta - A meta é esta, mas não deve acontecer este ano. Se tudo der certo, os cotistas de cursos integrais, como medicina, devem receber bolsa.
Com seus conhecimentos como educador, você acha que a graduação em uma Instituição Federal tem mais peso no currículo?Resposta - Sim, em geral, uma universidade pública é melhor.
Quantos professores são contratados para corrigir as redações do Enem? São aproximadamente 5 milhões de provas: aposto que quando os corretores estão cansados, eles vão dando qualquer nota. Eu estudei, fiz várias redações em casa e tirei só 560 pontos. Isso não existe!Resposta - Neste ano foram 4.500 corretores. Um contato do MEC, com informações confiáveis, me confidenciou que, conforme passam os dias, a nota média dada pelos corretores aumenta (isto é uma pesquisa feita pelo próprio Inep).
Caso seja realmente possível recorrer da nota da redação, a nota poderá ser alterada mesmo que o processo seletivo do Sisu já esteja em andamento? Obrigado!Resposta - É difícil, mas pode conseguir.
Quando as Universidades Federais irão retomar as aulas? Com a greve que ocorreu, o calendário foi alterado?Resposta – Para as Federais que tiveram greve, as aulas devem começar entre Abril e Maio.
Se eu conseguir uma vaga pelo Sisu, ainda posso me inscrever no Prouni?
Resposta - Pode, mas depois deverá optar por uma das vagas.
É verdade que, para me inscrever no Prouni, não posso estar matriculada em nenhuma faculdade?Resposta - O que não pode é ter concluído um curso superior.
O que é mais importante para se escrever uma boa redação?Resposta - No Enem, estar atenta à quinta competência exigida: fazer uma proposta de intervenção para resolver a situação problema do tema, que seja ética, inovadora, e que respeite os direitos humanos.
Todas as faculdades disponíveis pelo Sisu adotam pesos diferentes para as notas de cada área, Mateus?Resposta - Não, é a minoria. A maioria faz a média das 5 notas.
Para calcular minha média, eu somo as 5 notas e divido por 5? Ou somo as 4, divido por 4, somo com a redação e divido por 2?Resposta - Nunca a segunda opção. Ou é a primeira (média das 5 provas), ou a Universidade dá pesos diferentes para algumas provas.
A porcentagem de 12,5% das cotas é toda voltada para alunos oriundos de escolas públicas (e que tenham renda menor que 1,5 salário mínimo) ou alguma parte é aberta a alunos com renda maior que 1,5 salário? Ou os 12,5% são abertos para os dois perfis?Resposta - 12,5% são o mínimo, para este ano, de cotas (incluindo todas as categorias). Algumas já têm mais do que isto, como a UFRJ, que tem 30%. O mínimo sobe para 25% ano que vem, 37,5% em 2015 e 50% em 2016.
O MEC divulgou que a nota mínima para inscrição no Prouni deste ano subiu para 450 pontos. Essa nota seria a média ou a nota individual de cada área?Resposta - Para o Prouni, nota média.
Alguma faculdade dá peso maior à redação, pelo Prouni?
Resposta - No Prouni a nota é uma só. É a média aritmética. A soma das notas dividida por 5. Mas atenção, isto é no Prouni, onde vale a regra do governo. No Sisu, cada universidade tem uma regra.
Pelo que vi, a nota de corte do meu curso é um pouco alta, acho não vou conseguir entrar. Eu posso mudar de curso depois de ter feito a inscrição no Sisu? Como funciona?Resposta - Sim, durante os cinco dias que o sistema estiver aberto, você pode trocar de curso e faculdade quantas vezes quiser. Se quiser, pode trocar mil vezes. Muitas pessoas só conseguem a vaga porque entendem a lógica do programa e encontram, depois de muito tentar, lugares com nota de corte menor. Por isto, vá para um lugar com internet de muita velocidade, pelo menos de 10Mb.
Como ficam os cursos com prova de habilidade específica no Enem?Resposta - Em geral, precisam de inscrição anterior, e as provas especificas são realizadas antes nas universidade, ou até mesmo são colocados de fora do Sisu.
A nota de corte vai cair?
Resposta - Sim, para a maioria dos cursos, principalmente porque, neste ano, temos cerca de 20 mil vagas a mais do que no ano passado. Só medicina que não dá, ainda, para dizer se cai.
Qual a menor nota com que se consegue entrar em um curso pouco concorrido?
Resposta - Em cursos menos concorridos, e em que a lista roda muito, é possível entrar até com menos que 500 de média, nas últimas chamadas. O difícil é caçar estes cursos e acertar na aposta.
Como faço para recorrer da minha nota da redação no Enem? Resposta - Primeiro tem de conseguir, judicialmente, o espelho da sua redação (o MEC tem dito que só vai liberá-lo depois de fevereiro, o que diminui as possibilidades de uma ação com sucesso). Depois, você deverá anexar esse espelho à contra correção de 2 ou mais professores de incontestável reconhecimento profissional (incluir também o currículo deles), e recorrer, judicialmente, da nota. Tudo isto tem de ser feito no Tribunal Regional de sua Região, com a representação de um advogado. Quem não pode pagar por um advogado deve procurar a OAB local e pedir que ela indique um advogado, gratuito (pago pelo Estado), para que ele o represente.
Posso fazer duas faculdades públicas?
Resposta - Não, ao mesmo tempo é ilegal. Pode terminar uma e fazer outra, aí não tem problema.
Como funciona a lista de espera do Sisu? Eu só posso ficar na lista de espera da minha primeira opção de curso? Ou posso ficar na lista de espera das duas opções?Resposta - A lista de espera (depois da terceira chamada) é só para a primeira opção de curso e tem que declarar interesse pela vaga.
Se uma pessoa fez cursinho para o Enem (cursinho particular), mesmo pagando somente 25% do valor, por ter ganhado bolsa, ela entra na cota?Cursinho não é escola. Tem cota sim, pois o que vale é o Ensino Médio.
Recentemente vi muitas perguntas sobre a questão das cotas e vi seu posicionamento. Mas você não acha que as cotas são uma forma de "abafar" o problema? Ao invés de criar cotas, por que não melhorar o ensino público? Sei que em um país como o Brasil estamos um pouco longe de uma realidade como essa, mas precisamos dar o primeiro passo. E é dever da sociedade cobrar isso de nossos representantes maiores, se é que você me entende... Obrigada!
Resposta - Sim, devemos melhorar a Educação, e esta também é minha luta. Só que, mesmo que tivéssemos governantes comprometidos com a Educação, sempre os alunos de melhor renda estariam na frente. Um dos motivos é que a principal variável, segundo pesquisas em todo o mundo, que influencia em notas em exames como vestibulares e Enem, são as condições socioeconômicas. Depois, por uma questão de lei de mercado e de má formação de nossos professores (um professor de matemática, por exemplo, não é formado para ser professor, mas sim para ser matemático, o de física um físico, o de biologia um biólogo etc.), não temos, no País, capacidade de ter equipes de qualidade igual nas escolas particulares de ponta e nas escolas públicas. As particulares de ponta sempre vão pagar os melhores salários e ter os profissionais que melhor 'ensinam' a passar no vestibular ou no Enem. Isto não quer dizer melhor profissional, quer dizer profissional especializado em fazer acertar questões. Um exemplo claro. Se eu hoje fosse professor, por que motivo eu ficaria na rede pública? Eu fiz isto no início do meu curso na USP, quando eu era muito pobre, mas com a ascensão de minha carreira, qual escola poderia pagar pelo meu trabalho?
Alguém da burguesia se beneficia com as cotas?
Resposta - Sim, muita gente. Entre eles as universidades particulares. Vão ocorrer várias mudanças nas particulares. Cursos, como medicina, tendem a ficar mais caros nas particulares. As particulares que puderem irão abrir mais cursos de elite. As universidades particulares mais tradicionais, que devem aumentar os preços, vão empurrar a população mais pobre para universidades de menor qualidade. Estas universidades de menos qualidade vão ampliar cursos menos tradicionais e também devem aumentar os preços. A vida de quem não conseguir passar por cota na universidade pública, e tiver de ir para uma dessas universidades de menor qualidade, vai ser bem difícil.

Você não acha que há uma boa probabilidade de as cotas mandarem muitos alunos paras as universidades particulares? E, assim, muitos que estudaram em escolas particulares suburbanas serem injustiçados a ponto de não terem condições para uma universidade particular? Principalmente se quiser um curso caro como engenharia ou medicina?
Resposta - Sim, não é um risco, isto vai acontecer. A maioria das escolas particulares do Brasil tem rendimento tão ruim quanto as públicas. E muitos pais matriculam seus filhos nestas escolas, principalmente para separa-los dos pobres ou para fugir da violência. Mas estas escolas, mesmo hoje, quase não passam alunos em medicina e outros cursos de elite. Para elas não vai fazer muita diferença. O que está em jogo nas cotas não é a qualidade da educação é a participação das várias classes sociais no mercado de trabalho, a renda e a forma com que a ascensão de cotistas muda a vida das pessoas próximas a eles. A qualidade na universidade federal na verdade, em médio prazo, melhora, porque aluno de escola pública tem maior 'resiliência' que os alunos de escolas privadas. Mas, mesmo quando tivermos 50% de cotas, ainda será uma minoria de alunos, de escolas públicas, que vai conseguir alguma vaga.

http://ultimosegundo.ig.com.br/colunistas/mateusprado/perguntas-e-respostas-sobre-enem-sisu-cotas-e-prouni/c1597814297137.html

4 comentários:

  1. Quem tira 622 (eu...) em média, já considerando os pesos pedidos pela universidade, em um curso que a nota de corte de 2012/2 foi 647, tem chance em 2013/2 ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de partilhar o desejo de que outras pessoas possam conhecer nossos blogs. Por isso divulguei seu link no meu: www.professoravanucia.blogspot.com. Se quiser partilhar, meu link está lá! Abraços! Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir