sábado, 28 de fevereiro de 2015

Que cor é o vestido? Uma boa questão para o ENEM!

A ciência por trás das ‘diferentes cores’ do vestido que se espalhou pela web

Para entender as razões da polêmica, é necessária explicação sobre o funcionamento do nosso sistema visuai

O neurocientista Jay Neitz, da Universidade de Washington, que, aliás, vê a combinação branco e dourado quando olha para o vestido.

Quem enxerga o vestido branco e dourado está equivocado, decreta o site da rede britânica BBC. Para entender por que parte das pessoas está sendo “iludida”, é necessária uma
explicação sobre o funcionamento do nosso sistema visual.

 A luz invade nossos olhos através das nossas lentes. Diferentes comprimentos de onda correspondendo a diferentes cores. O comprimento de onda da luz refletida por um objeto muda consideravelmente em diferentes condições de luminosidade. Entretanto, a cor do objeto permanece a mesma. Esta propriedade, chamada de “constância de cor”, é a mais importante do sistema visual para identificar uma cor.

Pois a mesma luz que adentra as lentes bate na retina no fundo dos olhos, onde pigmentos disparam conexões neurais até o cortex visual, a parte do cérebro que processa tais sinais e forma uma imagem. Esta primeira explosão de luz é composta pelos comprimentos de onda que iluminam o mundo, refletindo o objeto para o qual estamos olhando. O cérebro, então, identifica qual a cor da luz que está sendo refletida do objeto e subtrai essa cor da cor “real” do objeto. “Nosso sistema visual deve descartar a informação sobre a fonte de luz e extrair informação sobre o que está sendo refletido”, diz Jay Neitz.

Essa imagem do vestido, aparentemente, acerta em cheio um tipo de fronteira da percepção que está “dividindo” a humanidade em dois grupos de pessoas. Os seres humanos veem tudo envoltos pela luz do dia, que está sempre mudando de cor. Os objetos, então, assumem tom avermelhado da manhã, passando pelo azul e branco do meio-dia até voltar ao vermelho do crepúsculo. O cérebro, então, vai tentando descontar esse efeito da luz solar, ou de outra fonte de luz, para identificar sempre a cor verdadeira. Por isso, uma parte das pessoas vê o azul do vestido, mas seus cérebros ignoram, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de creditar isso à roupa. Elas acabam vendo branco e dourado, mas equivocadamente. Outros indivíduos que atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido. Estão certos.

“O sistema visual das pessoas está olhando para o vestido, e tentando descontar a tendência cromática do eixo da luz do dia”, afirma o neurocientista Bevil Conway, da Universidade de Wellesley, também em entrevista à “Wired”. “Então, as pessoas que descontam o lado azul enxergam as cores branca e dourada. E aquelas que descontam o lado dourado veem azul e preto”.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/a-ciencia-por-tras-das-diferentes-cores-do-vestido-que-se-espalhou-pela-web-15455519#ixzz3T0mI0YNO
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

POR 27/02/2015 13:17 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Entenda o que é a Operação Lava Jato

O que é a Operação Lava Jato?


Deflagrada em 17 de março de 2014 pela Polícia Federal (PF), a Operação Lava Jato desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e *evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. De acordo com a PF, as investigações identificaram um grupo brasileiro especializado no mercado clandestino de câmbio.A Petrobras está no centro das investigações da operação, que apontou dirigentes da estatal envolvidos no pagamento de propina a políticos e executivos de empresas que firmaram contratos com a petroleira.




*A evasão de divisas é um crime financeiro por meio do qual se envia divisas para o exterior de um país sem declará-lo à repartição federal competente. A Evasão de Divisas também pode ser chamada de Evasão Cambial.

Entre os delitos cometidos: Estão tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos.


Onde? Em Curitiba (PR) e outras 16 cidades paranaenses, só na primeira fase da operação, em março. Os agentes federais também cumpriram ordens judiciais em outras seis unidades da federação: São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Na sétima fase da operação, deflagrada em novembro, houve mandados de prisão, busca e apreensão e ações coercitivas no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal.


O juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, aceitou todas as denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra investigados na sétima fase da Lava Jato. Ao todo, 39 suspeitos se tornaram réus no processo.


Presos:  O doleiro Alberto Youssef, que foi apontado como chefe do esquema.Também foi preso, na etapa inicial da operação, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Ele é investigado devido à compra, pela estatal, da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), sob suspeita de superfaturamento.


Na sétima fase da operação, 26 pessoas foram presas, incluindo os ex-diretores da Petrobras Renato Duque (liberado posteriormente) e Nestor Cerveró. Ao todo, 13 investigados continuam detidos na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.


A maior parte dos presos nesta etapa são executivos de empreiteiras que possuem contratos firmados com a Petrobras.

O último investigado a ser preso pela Polícia Federal foi o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Ele foi preso após voltar de uma viagem a Londres e foi levado para a Superintendência da PF em Curitiba.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/entenda-operacao-lava-jato-da-policia-federal.html


O que é um doleiro e qual o papel dele nos esquemas de lavagem de dinheiro?


Em síntese, o doleiro é um profissional que compra e vende dólares no mercado paralelo, ou seja, ele realiza transações não regulamentas ou não fiscalizadas pelo governo. Trate-se basicamente de um operador que utiliza-se do mercado ilegal, realizando suas operações a margem da lei.

Em geral, os doleiros estão envolvidos em grandes esquemas de lavagem de dinheiro, também conhecido como branqueamento de capital, nelas eles realizam verdadeiro malabarismos financeiros, que maquiam a origem ilícita do capital.

Assim o dinheiro arrecadado com a corrupção (e o crime organizado), podem ser limpos e utilizados para outros fins, como compra de imóveis, veículos, investimento em empresas efinanciamento de campanhas eleitorais.

Normalmente, eles (os doleiros) não são os chefes da estrutura, entretanto, para que possam dar fim as ações, acabam por conhecer todo o aparato. Talvez por isto, quase sempre escapem de uma punição séria e exemplar.


fonte: http://www.mundodrive.com/2014/10/doleiro.html