Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola |
Conteúdos
| Métodos |
Professor
| Aprendizagem | Manifestações |
Pedagogia
| Preparação intelectual e moral dos alunos | valores sociais acumulados e repassados aos alunos como verdades absolutas. | Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos. | Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. | é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. | Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas. |
Tendência
| A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. | Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. | Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. | O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. | É baseada na motivação e na estimulação |
Montessori Decroly
|
Tendência
| Formação de atitudes. | Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. | Método baseado na facilitação da aprendizagem. | Educação centralizada no aluno e é quem garantirá um relacionamento de respeito. | Aprender é modificar as percepções da realidade. | Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. |
Tendência
| É modeladora do comportamento através de técnicas específicas. | São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. | Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. | o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. | Aprendizagem baseada no desempenho. |
Leis 5.540/68
|
Tendência Progressista Libertadora | visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em busca da transformação | Temas geradores. | Grupos de discussão. | A relação é de igual para igual, | Resolução da situação problema. | Paulo Freire. |
Tendência Progressista Libertária. | Transformação num sentido libertário e autogestionário. | As matérias são colocadas mas não exigidas. | Vivência grupal na forma de auto-gestão. | o professor é orientador e os alunos livres. | Aprendiagem informal, via grupo. |
C. Freinet
|
Tendência Progressista "crítico social
| Difusão dos conteúdos. | Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. | parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. | Papel do aluno como participador e do professor como mediador | Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. |
Makarenko
|
Obrigada! Foi de muita valia.
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirObrigada a vocês forte abraço!
ResponderExcluir