segunda-feira, 29 de julho de 2013

30 milhões de meninas podem sofrer mutilação genital na próxima década

http://www.onu.org.br/unicef-30-milhoes-de-meninas-podem-sofrer-mutilacao-genital-na-proxima-decada/
Trinta milhões de meninas correm o risco de sofrer mutilação genital/excisão na próxima década, alerta relatório lançado nesta segunda-feira (22) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A pesquisa foi feita em 29 países da África e do Oriente Médio onde a prática ainda persiste.
O documento “A Mutilação Genital Feminina/Excisão: Uma visão estatística e exploração da dinâmica de mudança” aponta que há um conflito entre a opinião das pessoas e o peso da tradição, acentuado pela falta de comunicação sobre o tema.
Enquanto a mutilação genital feminina foi praticamente abandonada por alguns grupos e países, ela permanece arraigada em muitos outros, mesmo quando há legislação contra a prática.
Menina etíope que sofreu mutilação quando tinha 1 ano de vida
A MGF/E permanece quase universal na Somália, na Guiné, no Djibuti e no Egito, com mais de 90% das mulheres e meninas entre 15 e 49 anos sendo mutiladas. Por outro lado, a prática tem diminuído em Benin, no Iraque, Libéria, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana e na Tanzânia.
O relatório observa que embora a legislação contra a mutilação genital seja bem-vinda, medidas complementares são necessárias. Ele recomenda que haja um debate público sobre o tema e ressalta que a educação tem um importante papel para acabar com essa atividade.
Existem atualmente 125 milhões de meninas e mulheres que foram submetidas à mutilação genital, que consiste no corte de parte ou de toda a genitália externa da mulher. A prática é reconhecida mundialmente como uma violação dos direitos humanos e não tem benefícios para a saúde, provoca dor intensa e tem várias consequências imediatas e de longo prazo para a saúde, de acordo com agências da ONU.
Desde 2008, cerca de 10 mil comunidades em 15 países, representando cerca de 8 milhões de pessoas, pararam com a mutilação feminina. Em dezembro de 2012, uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas pediu que os Estados-Membros intensifiquem os esforços para eliminar a prática. Além disso, cerca de 1.775 comunidades em toda a África declararam publicamente seu compromisso de acabar com a mutilação feminina no ano passado.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Usina Belo monte - Qual sua opinião?

Assista : Alunas do curso técnico em Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC falando sobre o assunto!






Alunas:
Patrícia Mendes (texto), Duda Villa , Patricia Gloagliotto , Raphaela Nandi e
Hellena Frasseto

domingo, 7 de julho de 2013

100 mil visualizações, obrigadaaaa


Prova Vestibular - SISTEMA ACAFE 2013

Quem quer dar uma olhadinha em como foi o vestibular da ACAFE/2013

Foram aplicadas no dia 16 de junho,  o Vestibular de Inverno 2013 da Acafe. 

As provas ocorreram em 18 cidades, sendo 16 em Santa Catarina. A Acafe unifica o processo seletivo para 10 instituições particulares de Santa Catarina. 

No total, 115 cursos são oferecidos.

Entre os mais concorridos deste vestibular estão medicina, direito e engenharia.
Por Fernando Rebouças

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Revisão de acontecimentos que marcaram o Brasil e o Mundo/2013

http://blog.cancaonova.com/revisaogeral/files/2012/09/cropped-Revis%C3%A3o-Geral.jpg
           
           Caros (as) alunos e demais vestibulandos (as) visitantes deste blog, 
Aqui estamos novamente, diante das inúmeras notícias do Brasil e do Mundo, de olho e atentos para que nada nos fuja na hora H, e as velhas perguntas se fazem constantes, quando alunos me procuram para sugestões, tais como: Quais temas cairão na prova professora? Qual devo dar maior atenção? Terei argumentos suficientes para explorar o assunto de forma precisa?
Calma galerinha, estou aqui para ajudá-los! Hummm
... que tal.... mais uma revisão de atualidades??????? Bom né? Eu sabia!!!! rsrsrrs
                                                                                            
http://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/wp-content/uploads/2012/11/vamos-nessa.jpg
 Professora Jackie

. Morte de Hugo Chavés - encerrando 14 anos do governo mais longo na América Latina, em tempos de democracia. O legado de Chávez combina avanços na área social e fracasso na economia, além do enfraquecimento das instituições democráticas

. Renúncia do Papa Bento XVI - 85 anos - em 11 de fevereiro de 2013, causou certa surpresa no mundo católico. Não é uma situação usual um papa renunciar ao mandato, já que geralmente a sucessão ocorre após a morte de cada um deles. O último caso aconteceu com o papa Gregório XII (1406-1414). Mas segundo um estudo realizado pelo professor de História da Igreja e cônego da catedral de Barcelona (Espanha), Josep María Martí Bonet, houve na história da Igreja católica a renúncia de 22 papas. No caso de Joseph Ratzinger, os motivos alegados foram a debilidade física pela qual ele passa, o que o impossibilitaria de continuar a executar as funções exigidas pelo cargo.

. Novo papa - O resultado do conclave que apontou o sucessor do papa emérito Bento 16, no dia 13 de março, foi uma surpresa para o mundo cristão. Pela primeira vez em quase 1.300 anos, o cargo será ocupado por um clérigo nascido fora da Europa. O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, que adotou o nome de Francisco, terá agora uma série de desafios para reestabelecer a credibilidade da fé cristã em meio a uma das maiores crises da Igreja Católica

. Europa vive novas recessões -  Bélgica, Chipre, Holanda, Espanha, Itália, Eslovênia, Portugal e Grécia. Segue a política do Plano de Austeridade para fugir da recessão.

. Uruguai - Liberação do aborto

. Coréia do Sul - Provocação de Kim à Coréia do Sul com terceiro teste nuclear na região.

. China - Posiciona-se em oposição a tais testes.

. Mundo Árabe - 2 anos de revolução - Democracias ou ditaduras? A “Primavera Árabe”, nome pelo qual tais mobilizações ficaram conhecidas, se propagou com muita rapidez e eficiência, graças às redes sociais. Em síntese, podemos dizer que os objetivos dos manifestantes eram: o direito ao voto, o respeito aos direitos femininos, o direito à educação e à liberdade de imprensa e expressão.

. Brasil -  Comissão da Verdade, uma comissão formada por membros designados pelo governo federal para investigar os crimes cometidos pelo Estado durante o século XX. Contudo, quais seriam esses crimes que eles investigarão? Que verdade é essa a ser exposta? Enfim, de que modo essa comissão tem a possibilidade de aparecer nos vestibulares de 2012? A lei que a institui foi sancionada pela presidente  Dilma em 18 de novembro de 2011 e foi instalada oficialmente em 16 de maio de 2012.

. Brasil - Condenação de 25 réus do mensalão só faltam as grades.

. Cura da Aids - Médicos anunciaram em 3 de março/2013 que uma criança, nascida nos Estados Unidos, havia sido curada do vírus do HIV. Se os resultados forem confirmados, será o primeiro caso de cura "funcional" de uma criança e o segundo caso de cura da Aids documentado no mundo.

50 anos anos de Luiz Gonzaga cantor brasileiro de baião

. México Movimento  #yosoy132 - Desde o dia 11 de maio, manifestações contrárias ao monopólio do poder pelos membros do Partido Revolucionário Institucional (PRI) estão sendo chamadas de Primavera Mexicana (?). As graves denúncias de corrupção contra o governo, seguidas da repressão aos meios de comunicação, tem ampliado o movimento que começou com o protesto dos estudantes da Universidade Iberoamericana, localizada na Cidade do México O candidato do PRI à presidência acusa os líderes dos protestos de estarem ligados ao partido de Andrés Manuel López Obrador, candidato à presidência pelo PRD (Partido da Revolução Democrática), seu principal adversário eleitoral. Peña afirmou ainda que os manifestantes não seriam estudantes e que foram pagos pelos seus opositores esquerdistas. Diante dessas acusações, os universitários gravaram um vídeo no qual 131 jovens mostram a carteira de identificação da universidade. A partir de então, teve início o movimento #yosoy132 (“eu sou o 132”). Ganhando força nas redes sociais 

. Há 75 anos chegava ao fim o cangaço no sertão com a morte do Bando de lampião

. PEC 37 - Povo nas ruas derrubam proposta contra o Ministério Público

. Em maio, o governo brasileiro anunciou que pode autorizar a imigração de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil.

. Margaret Thatcher - Morreu em 8 de abril, aos 87 anos, após sofrer um derrame. Ela foi a primeira - e até hoje única - mulher a chefiar o governo no Reino Unido.

. 10 anos de Invasão do Iraque - Há pouco mais de dez anos, em 19 de março de 2003, os Estados Unidos invadiram o Iraque e deram início a uma das guerras mais caras, polêmicas e desastrosas de sua história, que durou nove anos. A invasão foi deflagrada durante o governo de George W. Bush (2001-2009)

 . Um assunto que certamente continuará sendo cobrado nos vestibulares é a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Sua localização é o Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará. Quando ficar pronta, em 2015, a Usina de Belo Monte deve gerar 41,6 milhões de megawatts por ano, o suficiente para atender ao consumo de 20 milhões de pessoas durante um ano.

. As superbactérias. O uso indiscriminado de antibióticos provocou uma “seleção natural” dessas bactérias patogênicas; e para combatê-las é necessário o uso de antibióticos superpoderosos que podem afetar, por exemplo, ossos ou fígado da pessoa doente.

Conflitos entre índios e fazendeiros tornaram-se mais frequentes em diversas regiões do país, expondo uma crise da política indigenista brasileira. No episódio mais dramático, índio foi morto durante uma operação policial no Mato Grosso do Sul.

. A guerra civil na Siria já dura dois anos, matou mais de 700 mil pessoas (segundo a ONU) e deixou milhares de refugiados. Em 15 de março de 2011, na continuidade da onda de manifestações da Primavera Árabe, parte da população saiu às ruas para protestar contra o regime do ditador Bashar al-Assad. O governo reprimiu os manifestantes, dando início a uma guerra civil que, até agora, resistiu a todos os esforços diplomáticos para cessá-la.

. Israel ataca Siria - O ataque à Síria, em resumo, seria mais um capítulo do conflito Israel-Hezbollah, que inclui bombardeios pontuais e assassinatos de líderes de ambos os lados. Ainda assim, os efeitos políticos são perigosos, pois uma retaliação prometida pela Síria (que considerou os ataques uma “declaração de guerra”) poderia precipitar uma nova guerra.


. Os EUA reviveram, na tarde do dia 15 de abril, o pânico diante de um ataque terrorista, o mais grave desde 11 de Setembro de 2001. A diferença é que a explosão de duas bombas que matou três pessoas – entre elas um menino de 8 anos – e feriu mais de 170, na maratona de Boston, foi obra de um “terror doméstico” ou como preferem chamar de um " Lobo solitário".

. Queda de um meteorito na Rússia , no mesmo dia, a passagem de um asteroide próximo à órbita terrestre deixou o mundo em alerta para a possibilidade, mesmo que remota, de um desastre global.

. O incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada de 27 de janeiro, é considerado o mais mortal no país desde o Gran-Circus Norte-Americano, que vitimou 503 pessoas (70% delas crianças) em Niterói, em 1962.


Obrigadãoooooooooo Galeraaaa !!!!! 100 mil visualizações


terça-feira, 2 de julho de 2013

Refletindo com bom humor!

“SOCIALISMO SIGNIFICA APENAS INVEJA DO DINHEIRO ALHEIO." (rsrsrrsrsrsr)
                       Paolo Mantegazza (1831 - 1910)
Médico, escritor e antropólogo italiano

                                              Como diz minha amiga Rô Martins:
"O Socialismo tem bons argumentos, mas o Capitalismo   tem essas TVs de 57 polegadas" hahahahahahahaha

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Entenda a diferença entre Plebiscito e Referendo

A proposta da presidenta Dilma Rousseff sobre plebiscito para a reforma política tem gerado dúvidas quanto às diferenças entre referendo e o próprio plebiscito. Entenda quais as principais características dessas duas modalidades de consulta popular.

A principal distinção entre eles é
Tanto o plebiscito quanto o referendo são consultas feitas à população para que ela opine e decida sobre aspectos de extremo interesse à nação, principalmente em matérias de Direito Constitucional e ambos  estão previstos no artigo 14 da Constituição Federal  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiA97sqhubnWWFgEMXrpgxlNPV4WqAQV2e1xZN1tcRm8pSJHf53jAS083O3HWWP7nSaev12GxfQKfQxZWE2MUlSxITpgR8z8xCBflXIHaU5V1Sy3rfXqW7VPIHJ9QYPPj5qNLb1TX3GAQ/s320/seta_para_baixo.gif

                                           Exemplos                                            

Em 1993, ocorreu no Brasil um plebiscito para escolha do sistema de governo. A população teve que escolher entre monarquia, república parlamentarista ou presidencialismo; sendo este último, com 66,26%, a escolha da maioria.

Em 2005, os brasileiros foram ouvidos sobre a alteração no artigo 35 do Estatuto do Desarmamento, que pedia a proibição do comércio de armas de fogo no território nacional. 
A pergunta foi: “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”.
A maioria respondeu 'não'.
[1335141927f25b6602eae895c4ccabb11c91441ef7.jpg]


Contribuição abaixo do amigo e professor Augusto Sperchi, que ao ler esta postagem lembrou o caso do Estado do Pará, cuja população, em plebiscito, julgou adequado manter a unidade do mesmo.                      

Plebiscito do Pará em 2011:

O plebiscito sobre a divisão do estado do Pará ocorreu no referido estado em 2011, tendo como proposta a divisão do estado do Pará em três estados: Pará, Carajás e Tapajós.

Os eleitores que pretendiam participar do plebiscito no Pará precisavam regularizar sua situação na Justiça Eleitoral do Pará. 

Nas urnas eletrônicas, os paraenses responderam a duas perguntas: 
a) “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” 

b) “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”Pelo projeto de criação dos novos estados, Tapajós ocuparia 58% do atual território do Pará e Carajás teria 25% do território. O Pará remanescente ficaria com 17% do território.

Segundo o TSE o custo do plebiscito ultrapassou os 19                           milhões de reais

OPS, TEM GRIPE NOVA NO PEDAÇO: Tire suas dúvidas sobre a gripe B

                  GRIPE B: Perguntas e Respostas
                                https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-E9hz6El9GXg2RefqRUiGq-ZPNw_pT42ij2Fphwl3ox52CvO8oZjl4a1U_FbuysIna_xtMxewjdqecxWS4QK4vZ7iYkgZUAR2re5YLt71X0XsEf_eB2dzN4u01z8axzx4O09-DCPyTVk/s1600/gripe_ilustracao.jpg


Quais são as diferenças entre gripe A e gripe B?
A gripe A infecta não apenas humanos, mas também outros animais, como os suínos e aves. Já a gripe B afeta, basicamente, pessoas. Por isso, o tipo A é mais difundido na natureza e tende a causar grandes epidemias e até mesmo pandemias mundiais. No caso da B, cujo vírus evolui mais lentamente devido a menor variabilidade, o potencial de causar epidemias é pequeno.Um ponto em comum: ambas podem abrir caminho para complicações graves e ocasionar pneumonia viral e bacteriana.



A influenza B é um vírus bem conhecido? Ele costuma causar surtos ou epidemias?
O vírus causador da gripe B não é tão famoso. Ele não é tão frequente, porém não é raro e pode sim oferecer riscos, mas não com a força da influenza A.



Quais são os principais sintomas da gripe B?
Os sintomas são os mesmos da gripe A: 

a) Febre de início súbito, que ocorre de 24 a 36 horas depois que o vírus entra em contato com o sistema imunológico.

b) Também pode haver tosse, mal-estar geral, dores de cabeça e dores musculares.
c) Em cerca de 50% dos casos, a pessoa tem coriza.

d) No entanto, a gripe B tem algumas complicações específicas - ainda que menos frequentes: há casos fatais de miocardite, a inflamação do miocárdio (camada que recobre o coração), que pode levar à morte súbita, e encefalites, inflamações agudas do cérebro, mais comuns em crianças e adolescentes.



Existe um grupo de risco da gripe B?
É o mesmo para qualquer tipo de gripe: crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e idosos acima de 60 anos, que apresentam saúde mais vulnerável. Não existe um grupo específico que se sobressaia, como ocorreu na epidemia de gripe A, em que gestantes e obesos ficaram mais vulneráveis.



Qual é o tempo de incubação da gripe B?
Em geral, o corpo demora de 1 a 3 dias para dar os primeiros sinais da presença do vírus. Mas já durante a incubação, mesmo sem sintomas, a pessoa pode transmitir a doença. Estudos mostram que 25% das pessoas podem adquirir infecções quando expostas a alguém com vírus. A resposta depende do sistema imunológico de cada um.



Como tratar a gripe B?
Da mesma forma que qualquer outro tipo de gripe: muito repouso, tomar bastante líquido para hidratar o corpo e adotar uma alimentação leve, de preferência com frutas, verduras e legumes.



Pode-se usar remédios como antitérmicos ou até mesmo o tamiflu?
Como ela se assemelha a uma gripe mais comum, está liberado o uso de antitérmicos.
Já o Tamiflu não deve ser ingerido porque não tem ação contra a gripe B; é um medicamento específico para o tratamento de gripe A.



Quando é hora de ir ao hospital? Quais sinais são mais preocupantes?
Se o doente apresentar febre alta e falta de ar constante por mais de dois dias, é sinal de que precisa ser avaliado por um médico. É importante também observar a tosse, se é seca ou se apresenta muita secreção. Neste caso, o risco está na secreção amarela ou esverdeada, que pode indicar uma inflamação e possível pneumonia.  



Quem está vacinado contra gripe A pode pegar gripe B ou já existe vacina para gripe B?
Não há uma imunização específica para essa doença. Existe apenas a vacina trivalente contra a gripe, que protege contra as influenzas A e B. Entretanto, a vacina só é efetiva se foi tomada recentemente, há menos de um ano. Os efeitos de proteção duram cerca de 6 a 8 meses. Como o vírus sofre mutações, é preciso se vacinar todo ano para garantir proteção.



Como as pessoas podem se prevenir?
A prevenção mais eficaz é a vacinação, principalmente para quem viaja muito.

Apesar de parecer pouco, lavar as mãos sempre que chegar e sair de algum lugar é o que mais ajuda a evitar contaminações. Também é bom evitar o contato com pessoas que estejam gripadas, mesmo que não se saiba qual é o tipo de vírus. Com a chegada do inverno, surge a necessidade de ventilar bem a casa e tentar não deixar as janelas fechadas quando se está em grupo, como nas viagens de ônibus.



É verdade que a vacina pode causar gripe?
Isso é mito. A vacina trivalente não causa gripe, pois não oferece riscos e não deixa o sistema imunológico mais fraco. O que pode acontecer é que, na hora de se vacinar, coincidentemente, a pessoa estava incubando um retrovírus e inicia um processo gripal logo depois. 



Há como ficar imune a esses tipos de vírus, como influenzas A e B?
Não existe imunidade total, pois não há vacina universal. Os vírus estão sempre em mutação e isso dificulta o combate. O ideal é se prevenir durante todo o ano.



Receitas caseiras, como tomar cápsulas de vitamina C ou chá de alho, funcionam?
Chás quentes, mel e outros produtos naturais ajudam a aliviar os sintomas da doença, mas não curam nenhum tipo de gripe. Já a vitamina C não é recomendada porque não tem eficácia comprovada cientificamente para evitar e ou tratar gripes e resfriados.



Usar álcool em gel ajuda a prevenir contaminações?
O efeito do álcool em gel é positivo e muito parecido com a lavagem de mãos comum, feita com água e sabão. Quando não é possível passar pela torneira, opte pelo álcool para garantir a higiene e evitar contaminações - principalmente em locais de acesso público, como metrôs e ônibus.



Quais são as diferenças entre gripe e resfriado?
  a) A gripe é causada pelo vírus influenza e tem como primeiro sintoma a febre súbita, que surge acompanhada de cansaço físico. Em alguns casos, o paciente apresenta coriza e tosse, mas isso não é regra.

b) O resfriado é ocasionado pelo vírus do tipo rhinovirus ou coronavírus. Inicialmente, há incômodo na garganta e a pessoa começa a tossir. Também é normal ter dores no corpo, mas não são todos os casos que apresentam febre.

Prova de que quando o povo quer, o povo manda ! O que mudou no Brasil depois das passeatas?


https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/p480x480/1017636_176630695845616_2056745767_n.jpg
(25/06/2013)


                         1. Acabou: Rejeitada a proposta da PEC 37
 
Foram expressivos 430 votos contra apenas 9 favoráveis e duas abstenções. A vitória também é um recado contundente das ruas para que o Ministério Público faça a lição de casa: cumpra seu papel constitucional.

2.Proposta que torna corrupção crime hediondo segue para                                    Câmara dos Deputados

Ao lado do estupro, do latrocínio - roubo seguido de morte - e da falsificação de remédios, estes crimes contra a administração pública, entre outros, passariam também a ser hediondos:

http://www.amerios.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Indigna%C3%A7%C3%A3o-com-a-Corrup%C3%A7%C3%A3o-Ruas-e-nas-Redes-Sociais-400x267.jpg

O projeto, aprovado na quarta-feira (26/06/2013) no Senado, tinha passado dois anos parado no Congresso. .

Corrupção passiva; 

Corrupção ativa;

Peculato, que é quando um funcionário público usa o cargo para obter dinheiro; 

                  E a concussão, que é quando ele tenta exigir vantagem em função do cargo.

“O crime hediondo é aquele conjunto de atividades, condutas do ponto de vista social mais do que o crime comum. Elas causam uma repulsa social, uma indignação muito maior, muito mais intensa do que o crime comum”, explica Pierpaolo Bottini, advogado criminalista.

 3. Planalto aceita 75% para educação e 25% para saúde dos     

                                     royaties do petróleo

http://ujs.org.br/portal/wp-content/uploads/2012/11/petr.jpg

 

AS MUDANÇAS NO PROJETO ORIGINAL DOS ROYALTIES
Antes
Depois
Distribuição dos royalties
100% para a educação
75% para a educação e 25% para a saúde


Destinação dos recursos

Dos contratos assinados a partir de 3 de dezembro de 2012

Dos contratos com "declaração de comercialidade" a partir de 3 de dezembro de 2012
Fundo Social
50% dos rendimentos do Fundo Social para a educação


50% do total do Fundo Social para educação


Fonte: Câmara dos Deputados
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s403x403/292905_255560414546323_611368626_n.jpg

                                http://lh5.ggpht.com/_8j3nOAC_9fs/TCuMIM8dJ4I/AAAAAAAACgE/2JmlcMl2NkI/divisoria6.gif