segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Morre Mandela, o guerreiro africano, o herói de minha geração!
Durante 67 anos, Nelson Mandela dedicou sua vida ao serviço da humanidade, como advogado defensor dos direitos humanos, como preso de consciência, trabalhando pela paz e como primeiro presidente democraticamente eleito em uma África do Sul livre.
Nelson Mandela, 95 anos, foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Ele comandou o país entre 1994 e 1999 e foi símbolo da luta contra o racismo. |
Mandela ficou preso por 27 anos por ter lutado contra o regime do apartheid, Após ser libertado, em 1990, Mandela assumiu a presidência do país.
Em 1993, ganhou o prêmio Nobel da Paz, junto com o último presidente do apartheid, Frederick de Klerk. Foi um reconhecimento por sua atuação na negociação para instaurar a democracia no país.
Mandela deixou a presidência em 1999 e passou a se dedicar a campanhas para diminuir os casos de Aids na África do Sul, emprestando seu prestígio para arrecadar fundos para o combate à doença.
Em 1993, ganhou o prêmio Nobel da Paz, junto com o último presidente do apartheid, Frederick de Klerk. Foi um reconhecimento por sua atuação na negociação para instaurar a democracia no país.
Mandela deixou a presidência em 1999 e passou a se dedicar a campanhas para diminuir os casos de Aids na África do Sul, emprestando seu prestígio para arrecadar fundos para o combate à doença.
Regime de segregação racial no qual Mandela lutou contra, foi adotado de 1948/94 na África do Sul, discriminando os negros comandados por uma minoria branca. |
Sobre a discriminação racial: "Odeio que se instile sistematicamente nas crianças o preconceito baseado na cor e me sinto apoiado nesse ódio pelo fato de que a imensa maioria da humanidade, aqui ou no exterior, concorda com a minha maneira de pensar. Odeio a arrogância racial que decreta que as coisas boas da vida devem serguir sendo direito exclusivo de uma minoria da população e que reduz a maioria da população a uma condição de servilismo e inferioridade e a mantém como rebanho desprovido que trabalha onde mandam e se comporta como lhe diz a minoria governante". (Declaração em juízo, Pretória, 15 de outubro a 7 de novembro de 1962)
"A queixa dos africanos não é apenas que são pobres e os brancos ricos, mas que as leis feitas pelos brancos têm o objetivo de preservar essa situação. Mandela' |
Em 2004, aos 85 anos, ele anunciou que se retiraria da vida pública para passar mais tempo com a família e os amigos. A saúde debilitada, principalmente pelos anos de prisão e trabalhos forçados na ilha de Robben Island, afastou "Madiba", como é chamado em seu país, da política.
Sua última aparição pública foi em 2010, durante a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo, na África do Sul. Já aos 92 anos, o líder sul-africano dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à saúde frágil.
Sua última aparição pública foi em 2010, durante a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo, na África do Sul. Já aos 92 anos, o líder sul-africano dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à saúde frágil.
Foi hospitalizado diversas vezes por problemas de saúde, principalmente respiratórios, até vir a falecer nesta quinta-feira, 05/12/2013.
ADEUS HERÓI! VOCÊ DEIXOU O MUNDO MUITO MELHOR DO QUÊ O ENCONTROU, MUITO OBRIGADA ! Ao publicar este post, não resisti e chorei! Profª Jackie |
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Resultado da UDESC e ACAFE - 2014
Os aprovados no vestibular de verão 2014 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Sistema Acafe serão conhecidos nesta sexta-feira dia 06/12/2013. O listão de ambas as instituições está previsto para ser divulgado à tarde pela internet.
Muita calma nesta hora! |
Para minha completa felicidade: Como virei Gestora do Programa Mulheres Mil - Tubarão e Capivari - SC
Este ano de 2013, me reservou algumas surpresas!Quando penso que minha vida profissional não mais me surpreenderia, lá veio mais novidades. Foi assim que me tornei Gestora do Programa Mulheres Mil , este maravilhoso programa que tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, mulheres em situação de vulnerabilidade social. E que tem apresentado muito êxito perante a sociedade brasileira!
Professora e Gestora Jackie Fernandes
Para vocês nossos momentos |
Nossas borboletas prontas para o voo |
Guirlandas confeccionadas por elas |
Economia solidária |
Matemática na cozinha |
Rir é sempre o melhor remédio |
Aula - Doidas e Santas - rimos muito |
Aula Inaugural - Capivari de Baixo com Sandra e Ania, grandes Mulheres |
Santas? Fala sério, rsrsrsrrs |
Aula inaugural - Tubarão |
Visita Reitoria IFSC Fpolis |
Aula Inaugural Capivari de Baixo |
Passeio em Florianópolis, um abraço na velha figueira |
Condutoras Culturais em Fpolis |
Com Prefeito e 1ª Dama em sala - Tubarão |
Dia 12/12/2013 - Essas garotas vão se formar, e eu ajudei para que isso fosse possível, claro que jamais poderei deixar de agradecer a Sandra Scremim, Adilson Jair e Rita Flôr meus diretores e maravilhosos profissionais, por acreditarem em meu trabalho e me oferecerem tamanha oportunidade profissional.
Agradeço também muito à Deus por me permitir o dom de ensinar!
O mestre nasce da exuberância da felicidade. E, por isso mesmo, quando perguntado sobre a sua profissão, os professores deveriam ter coragem para dar a absurda resposta: "Sou um pastor da alegria…" Mas, é claro, somente os seus alunos poderão atestar da verdade da sua declaração…(Rubem Alves)
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
É proibido proibir?
A polêmica sobre a publicação de biografias não autorizadas no Brasil vem ganhando destaque na imprensa. Como resultado, o tema foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal) |
Mas por que estamos falando tanto sobre a produção de biografias?
O questionamento gira em torno de um projeto de lei que visa alterar os artigos 20 e 21 do Código Civil Brasileiro, de 2002, aprovado em abril deste ano pela Comissão de Cidadania e Justiça.
O artigo 20 diz que o uso da imagem de uma pessoa, a divulgação de escritos, ou a transmissão da palavra pode ser proibido ou gerar a “indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais”. Já o artigo 21, especifica que “a vida privada da pessoa natural é inviolável”.
O projeto de lei, de autoria do deputado Newton Lima, incluiria um novo parágrafo visando garantir a divulgação de imagens e informações biográficas sobre pessoas públicas, vivas ou mortas, cuja trajetória pessoal seja de interesse da coletividade, sem que, para isso, seja necessária autorização prévia dos familiares ou biografados.
Os biógrafos defendem o projeto, pois assim como as editoras, consideram que os artigos 20 e 21 são formas de censura.
Do outro lado, artistas consagrados da MPB como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque criaram um movimento contra a publicação de biografias não autorizadas, o Procure Saber -- negando que essa postura seja uma forma censura. Segundo os artistas, a vida deles não é algo público e a proibição é uma forma de se prevenir de calúnias e injúrias.
Herdeiros na disputa
Os herdeiros de autores como Mário de Andrade, Guimarães Rosa e Cecília Meireles conseguiram evitar que suas biografias fossem publicadas. A biografia de Noel Rosa, lançada em 1990, por João Máximo e Carlos Didier, não foi reeditada devido à ação de herdeiros do compositor. Num dos casos mais polêmicos, há seis anos, Roberto Carlos conseguiu, com uma ação na Justiça, proibir a biografia "Roberto Carlos em detalhes", escrita por Paulo César de Araújo, alegando invasão de privacidade. O livro foi retirado de todas as lojas, embora seja encontrado com facilidade na internet.
Em outros casos, como no do cangaceiro Lampião, uma biografia foi retirada de circulação porque, segundo a família, o livro Lampião, o Mata Sete, do Pedro Morais, vendia uma informação errada: a de que Lampião era gay, e Maria Bonita uma adúltera.
A discussão coloca em lados opostos os direitos da liberdade de expressão e do acesso à informação, ambos, direitos garantidos pela Constituição, no artigo 5º.
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, já se manifestou sobre o assunto, dizendo que “o ideal seria liberdade total de publicação, com cada um assumindo os riscos. Quem causar dano deve responder financeiramente". Caso a publicação ofenda o biografado, Barbosa defende o pagamento de multas, aplicadas pela justiça.
?????????????? |