Economia: Aliança do Pacífico desafia o Mercosul




Com um PIB de 35% do total latino-americano e crescimento que supera os vizinhos do Mercosul, a jovem Aliança do Pacífico --que completa um ano em junho-- dividiu a região e já desperta o interesse como "a alternativa pró-mercado" do continente.

Diante de um Mercosul fragilizado por decisões políticas recentes, como a suspensão do Paraguai, e pela lentidão em fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia, o grupo formado por Colômbia, Chile, Peru e México tomou para si o papel de "novo motor econômico e de desenvolvimento da América Latina" --na definição do presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

De fora, o Brasil acompanha o crescimento do bloco vizinho tentando não mostrar preocupação. Segundo o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, a Aliança "não tira o sono" do Brasil. Para o Itamaraty, não existe "inveja" ou medo de "perder espaço".

                                                   COMPETITIVIDADE
O Brasil sabe, contudo, que o novo bloco na região exigirá maior competitividade para disputar o mercado tanto com os países que formam o bloco como dentro deles.
Na cúpula da Aliança em Cali, na última semana, o grupo definiu a exclusão total de tarifas para 90% dos produtos comercializados dentro do bloco --ao menos para 50%, as regras começam a valer em 30 de junho. Fora do bloco, os quatro membros mantêm, somados, acordos de livre comércio com mais de 50 países.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/05/1285415-vies-pro-mercado-da-alianca-do-pacifico-desafia-o-mercosul.shtml

terça-feira, 21 de maio de 2013

Economia Mundial - O que é a Rodada Doha?


rodada Doha ou Ronda de Doha 
(cujo nome oficial é Agenda Doha de Desenvolvimento

É uma ronda de negociações da OMC entre mais de 100 países que visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco para os países em desenvolvimento.

A rodada Doha das negociações da OMC começou em novembro de 2001.
Programada para acabar em 2006, a Rodada Doha ainda se estende até os dias atuais.

O objetivo 

Negociar a abertura dos mercados agrícolas e industriais. A intenção declarada da rodada era tornar as regras de comércio mais livres para os países em desenvolvimento.



O principal problema da Rodada Doha, ou seja, do comércio mundial:
a) Principal tema de controvérsia nas negociações: subsídios agrícolas

b) A preocupação: O aumento do desemprego em países que não estão aptos a concorrer de forma igual.

c) Se as nações em desenvolvimento como Brasil e Índia querem que a UE (União Europeia) e os EUA (Estados Unidos da América) diminuam os subsídios (incentivos oferecidos pelo governo aos produtores, proporcionando a redução dos custos de produção)

d) Os países desenvolvidos querem em troca, a abertura aos produtos industrializados europeus e americanos.

e) Recentemente, o Brasil e a Índia, as principais potências comerciais em desenvolvimento, abandonaram as negociações da Rodada Doha, levando todo o mundo à frustração e à descrença a respeito da liberação do comércio mundial, 

Rodadas que já aconteceram:

Rodadas em Cancún, Genebra, Paris e Hong Kong, porém até hoje não há um consenso mundial a respeito da abertura comercial.

Desafio do brasileiro Roberto Azevêdo na direção geral na OMC será “missão  impossível” quanto o tema é a Rodada de Doha.

O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo
O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo
No artigo publicado pelo principal jornal econômico francês, Roberto Azevêdo afirma que desbloquear a rodada Doha para a liberalização do comércio mundial não será nada fácil. 
Ele diz que a OMC atravessa um momento crítico por causa da paralisação das negociações 
e que não há mais tempo a perder.
Para sair do impasse, Azevêdo recomenda ampliar o campo das negociações, como por exemplo, discutir a guerra cambial já denunciada pelo Brasil. Mas diante das resistências e do aumento do protecionismo após a crise financeira mundial de 2008, o Les Echos resume dizendo que a tarefa de Roberto Azevêdo parece uma "missão impossível". (http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130521-desafio-de-roberto-azevedo-na-omc-sera-missao-impossivel-diz-les-echos)

Gráfico - Revista Veja

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Brasil país multirracial! E o sistema de Cotas Raciais

Este assunto não é novo no Brasil. Nos anos 90 já discutíamos isso dentro das  Universidades e na época a polêmica já era gigante entre estudantes de todas as cores - Profª Jackie


Para darmos andamento e esclarecimento "à minha opinião" sobre este assunto, é bom que se entenda, o que são Cotas Raciais.

São reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.
 As cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnicas. Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, considero isso uma controvérsia quanto às suas consequências e constitucionalidade. Eu particularmente sempre fui uma opositora ao sistema de cotas raciais no nosso país. Espantados?  Você esta se perguntando como pode isso, você sendo uma educadora?
É simples, o Brasil é um país multirracial, o processo de miscigenação foi quem formou o nosso povo, como poderemos nos definir pela cor? Pelos cabelos, pelos traços marcantes que esta no rosto da maioria de nossa população?

A validade de tais reservas para estudantes  no Brasil foi votada em 2012. O STF decidiu por unanimidade que as cotas são constitucionais. Certinho, mas a constitucionalidade não esta em discussão, e sim, a abordagem do tema na sociedade. De que vale  reconhecer  cores,  no momento em que o mundo branda pelas diferenças? Isso me parece, mais um vez, que estamos andando  na contra-mão da história.
Bom, ai você questiona novamente: O que é certo então professora? Eu te direi: 
O que no momento me parece ser o mais o mais certo ou justo, seria a adoção exclusiva e única do Sistema de Cotas Sociais.  Onde a porta da Universidade estará sendo aberta para estudantes de baixa renda de todos os tipos e cores sem preconceitos e falsos paradigmas.

A meritocracia não seria medida pela sua cor de pele, ou deficiência, mas sim por uma injusta e insistente má distribuição de renda que sempre comprometeu a qualidade de vida dos brasileiros. Triste realidade de país subdesenvolvido e corrupto como é  o caso do Brasil.
Esta seria a maior das reparações do nosso país à história,  que foi escrita pelos  interesses dos senhores colonizadores, exploradores e atuais  corruptos que  advogaram  e advogam em causas próprias,  sem finalidade alguma de melhorar a situação do povo brasileiro, e muito menos a sua Educação .
E confesso mais:

Quem sabe um dia poderei perceber que neste momento estou cometendo um erro de avaliação! Mas no momento, ao produzir este texto, insisto na análise no que me parece ser mais justo:

Que cor mesmo é  do povo brasileiro brasileiro?

Professora  de Geografia e Atualidades de Cursinho Pré-Vestibular 
                       
Jackie Fernandes

domingo, 19 de maio de 2013

Asteróide atingiu a lua no dia 18/Maio/2013

Asteróide passa a 27 mil km de distância da Terra

A distância mínima foi atingida quando o corpo celeste estava na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia. 
O visitante celestial, chamado 2012 DA14, foi descoberto em 2012 por astrônomos amadores espanhóis. Com tamanho de uma piscina olímpica, esta é a maior aproximação de um asteróide desde que cientistas começaram a monitorar rotineiramente os asteroides há 15 anos.
Astrônomos afirmaram que não havia chance de o asteroide colidir com a Terra
Caso isto acontecesse,seria algo comparável ao impacto causado por outro objeto em Tuguska na Sibéria em 1908”, disse Donald Yeomans administrador do Programa de Objetos Próximos a Terra, da Nasa. O choque na Sibéria resultou em grande devastação em uma área de 1.200 quilômetros quadrados.



Nos últimos oito anos, os astrônomos da Nasa monitoram a Lua em busca de sinais de explosões causadas por meteoritos. Já foram detectados mais de 300 impactos. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

IBGE - Brasileiros estão mais conectados em 2013

       Mais brasileiros têm acesso à internet 



O número de paranaenses com acesso à internet aumentou de 25,9% para 51,1%, em seis anos,
 segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Para Curitiba e Região Metropolitana, a porcentagem é ainda maior, 59,5%.

O levantamento mostra que ainda há uma grande diferença entre estudantes ou não estudantes: 83,8% dos que frequentam a escola acessam a internet, contra 42% dos que não estudam. 


Uso ‘cai’ entre mais ricos

A população mais rica tende a ser de uma faixa etária mais elevada, que usa menos a internet. Há porém, uma outra hipótese: o abandono dos computadores em favor de tablets e smartphones, cujas conexões não são levadas em conta pelo IBGE.

Segundo a pesquisa muitos brasileiros tem por passaporte para a internet através das associações  de moradores.

Além do uso da internet, a pesquisa verificou também o número de pessoas que possuem celular. Segundo o IBGE, 70,4% daqueles que moram no Paraná tinham um celular pessoal. Em 2005, esse número era de 40,9%. Enquanto mulheres superam os homens no uso de celulares, o levantamento apresenta que homens superam mulheres no acesso a internet.

Fontes de pesquisa:



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Posicionamentos contra e a favor: PEC 37 - Proposta de Emenda da Constituição número 37


Proposta de Emenda à Constituição PEC 37/2011

Identificação da Proposição

Apresentação
08/06/2011
Ementa
Acrescenta o § 10 ao art. 144 da Constituição Federal para definir a competência para a investigação criminal pelas polícias federal e civis dos                     
                                      Estados e do Distrito Federal.
Votação - Congresso    30/Maio/2013
A PEC, pretende garantir exclusividade às forças policiais no trabalho de investigação criminal.
                 Posicionamentos dentro da sociedade brasileira

                      
               1. Contrários à PEC 37

topo pec37
O projeto, pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modificando a Constituição Brasileira


Na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente. 


A PEC 37 atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir também que outros órgãos realizem investigações, como a Receita Federal, a COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o TCU (Tribunal de Contas da União), as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), entre outros.

Em todo o mundo, apenas três países vedam a investigação do MP: Quênia, Indonésia e Uganda.


              2. Favoráveis à PEC 37 

                Apontam descontrole do Ministério Público

11.abr.2013 - Mulher adere à campanha para recolher assinaturas contra a PEC  37
O povo teme que "aqueles" que têm motivo real para temer uma investigação bem feita se escondem por trás das garantias fundamentais para assegurar a própria proteção.

Defensores da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita a atuação criminal do Ministério Público (MP), dizem que:
O órgão aproveita suposta brecha na Constituição para exercer um papel investigativo que não lhe compete. Além disso, o MP estaria escolhendo os casos em que quer atuar e desrespeitando garantias previstas nos inquéritos policiais, como o fornecimento de informações aos investigados.

E DEFENDEM QUE A PEC 37 devolverá  à polícia o direito de investigar uma denúncia criminal.
Já ao Ministério Público caberia  determinar a abertura de uma investigação e apresentar uma denúncia à Justiça, se for o caso. 
Por quê? 
 “No Estado de Direito, quem acusa não deve ter a prerrogativa de investigar, sob pena de se pôr em risco o devido processo legal e ferir liberdades públicas e individuais.” Ou sejá o Ministério público não pode ser réu e defendor!

As democracias justificam sua existência porque garantem os direitos a todos e só condenam uma pessoa depois que sua culpa foi inteiramente provada. A separação de atribuições é uma forma de a própria sociedade controlar o que é feito e impedir abusos.
O predomínio de uma força sem controle é o caminho mais fácil para o abuso em que se condena com base em indícios, em suposições, em deduções ou com base em denúncias arrancadas daquele jeito tão feio e tão selvagem que anos depois é preciso fazer Comissões da Verdade para descobrir um pouco, mas só um pouco, daquilo que havia por trás de tanta mentira e tanta brutalidade que envergonha a todos, não é mesmo? 

Texto completo: 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Hiroshima e Nagasaki - 60 anos

 Foto: Acesse http://www.cafecomsociologia.com/

No dia 6 de agosto de 1945, às 8h45 da manhã, o céu da cidade de Hiroshima foi 
cruzado por militares do exército norte-americano a bordo do avião B-29 Enola Gay.

Nagasaki sofreu o mesmo destino de Hiroshuma em agosto de 1945. O bombardeio de
Nagasaki em 9 de agosto foi o último ato importante da segunda guerra mundial e em 
poucos dias os japoneses se renderam.

Missão:

Lançar sobre a população civil destas cidades do interior do Japão a bomba 
atômica Litlle Boy, marcando mais um monstruoso genocídio protagonizado pelos 
EUA na segunda grande guerra!.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

ENEM 2013 - Atenção galerinha, novidades!!!


08/05/2013 15h50 - Atualizado em 08/05/2013 20h19
Inscrições para o Enem 2013: 13/05 até o dia 27/05.

O ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, divulgam as regras do Enem 2013 (Foto: Vitor Matos/G1)

                      Provas serão nos dias 26 e 27/10, afirmou Aloizio Mercadante. 



Maior rigor com a redação

As regras de correção do Enem serão semelhantes às da edição de 2012. Porém, segundo Mercadante, "a grande mudança vai ser no maior rigor com a redação". Para dar conta das novas exigências, que incluem anular redações com deboche, reduzir a discrepância entre as notas dos corretores e exigir justificativa para redações nota 1.000 com erros, algumas medidas foram tomadas.


Para coibir tentativas de deboche na prova, um item será acrescentado no artigo do edital que fala sobre as razões para que uma redação receba nota zero do MEC. O item 14.9.5 do edital que deve ser publicado na quinta-feira afirma que a redação "que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'anulada'".
A nova regra já estava em debate pela comissão que elabora o edital do Enem, depois que candidatos que no último Enem inseriram receita do miojo e o hino do Palmeiras no texto ganharam notas 560 e 500, respectivamente. Esse tipo de teste ao Enem, agora, será punido com a nota zero.
Além disso, uma das cinco competências exigidas pela redação será mais rígida:
1. Competência, que fala sobre o "domínio da norma padrão da língua escrita". A partir deste ano, para tirar a nota máxima nesta competência, a redação só poderá ter erros de português considerados como uma "excepcionalidade" e quando "não caracterizem reincidência". 
2.A partir deste ano, caso queira dar nota 1.000 para uma redação que contenha algum desvio, o ministro afirmou que "a banca tem que justificar que aquele desvio é excepcional para justificar uma nota máxima".
3. Terceiro corretor - Todas as redações do Enem são corrigidas por pelo menos duas pessoas. A necessidade de um terceiro corretor para reavaliar provas com notas discrepantes deve aumentar neste ano.
Sobre o Enem

O exame do MEC é realizado uma vez por ano e tem cinco provas: quatro com questões de múltipla escolha e uma redação. Sua nota pode ser usada para processos seletivos centralizados pelo próprio ministério ou em vestibulares de instituições públicas e particulares que usam a pontuação do Enem parcial ou integralmente para selecionar seus calouros.
O Enem 2013 é obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas em mais de 100 instituições federais e estaduais de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).

  Site Oficial - Como se inscrever no ENEM - É só clicar

                                              

terça-feira, 7 de maio de 2013

Atenção inédito: Eleito Brasileiro para Diretor-Geral da OMC


Brasileiro Roberto Azevêdo é eleito diretor-geral da OMC
Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vota no nome de sua preferência. Para vencer, é preciso ter um mínimo de 80 votos. A escolha é feita em três etapas.

O processo de eleição para a OMC começou no final de março, com nove candidatos. Na segunda fase, encerrada no dia 25, ficaram cinco. No final de abril, a OMC comunicou que tinham passado à fase final apenas os candidatos brasileiro e mexicano. 
A Organização Mundial do Comércio (OMC) elegeu nesta terça-feira (7/5) o diretor-geral da entidade. O escolhido é o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. 

O brasileiro disputou com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos. O novo diretor-geral assume o cargo em 31 de agosto substituindo o francês Pascal Lamy. A eleição foi disputada até o último minuto. O número de votos obtido pelo brasileiro só deve ser revelado mais tarde.
 
Azevêdo teve apoio do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, da Ásia e da África. Desde 2008, ele é representante permanente do Brasil na OMC. Azevêdo está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos.


O que é a OMC?

Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras do comércio
internacional. Em inglês é denominadaWorld Trade Organization (WTO). Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994

Funções da OMC

- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitos comerciais entre os países membros;
- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização;
- Criar situações e momentos (rodadas) que sejam firmados acordos internacionais;
- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciaisentre os países membros.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Enquanto isso... Refletindo com Bill Gates! Seja bommm


"Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo emmenos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero.

O que estava escrito é muito interessante, leiam:

1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!

9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles."

Via: Isso é Brasil

sábado, 4 de maio de 2013

Boa indicação: Três Filmes Oficiais dos Livros da UFSC/2014

Esta postagem foi a pedido e dedico com exclusividade ao meu aluno  Felippe Fratoni:

"O que menos achei adaptativo para o livro foi o da Gabriela, mas é o filme oficial do livro! Todos são, o da Hora da Estrela, ganhou até prêmios. "  Felippe Fratoni (excelente aluno)
                                                                        

                                                                                       

                               1. A HORA DA ESTRELA 

                 
                             

                           2. O ORFEU DA CONCEIÇÃO
                          

                         3. GABRIELA, CRAVO E CANELA

Enquanto isso...refletindo com o poetinha!

Tão Eu...

"Chore, grite, ame.
Diga que valeu, que doeu, que daqui pra frente só vai melhorar.
Perdoe, insista, ame novamente.
Não leve a vida tão a sério. Descomplique.
Quebre regras, perdoe rápido, beije lentamente.
Ame de verdade, ria descontroladamente e nunca lamente nada que tenha feito você sorrir..."

[Vinicius de Moraes]

Prepare-se para seu vestibular com esperança e bom humor!
Você não esta indo à guerra, apenas a luta!

Felippe, eu e Bruna - Aula de Geo/ Pré-UFSC/2012 - Araranguá/SC 


Beijocas 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Lobos Solitários" nova tendência terrorista?

Após ataque terrorista na maratona de Boston, os americanos parecem ter sido surpreendidos. Quanto mais se conhece os irmãos Tsarnaev, mais torna-se claro que eles terão de se acostumar com esta nova geração de terroristas.
Os atos de terrorismo cometidos por “lobos solitários”

Ou seja, por indivíduos independentes de organizações terroristas, vão aumentar. Quem o afirma é Ramón Spaaij, da Universidade de Amesterdão, Holanda, na primeira análise aprofundada do fenómeno no mundo, mostra em particular, que as agências internacionais de segurança já consideram o terrorismo individual como uma das formas mais prováveis de terrorismo. “Embora os ataques de lobos solitários ainda representem uma proporção muito pequena do terrorismo, o seu número tem vindo a crescer nas últimas décadas”

Os irmãos Tsarnaev também buscavam esse tipo de identidade? O irmão mais velho passou meio ano no Daguestão em 2012, onde se acredita, que ele se radicalizou.

                               

A União Europeia preocupa-se com esta nova geração de terrorista e exige mais atenção dos governos  para o terrorismo do tipo "lobo solitário".

Os especialistas concluíram que a questão do terrorismo do tipo "lobo solitário", sem ligações a qualquer organização terrorista, representado por elementos "auto-radicalizados",  "parece exigir cada vez mais atenção e cuidados dobrados".